RCB/TuneIn
Domingo, 19 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
ARQUIVO SOCIEDADE — SETEMBRO 2007
Sociedade
Está pronto, o projecto de requalificação da torre na Serra da Estrela. Uma das principais alterações é a instalação de um sistema de cabinas,para que, dentro de poucos anos se consiga tirar o trânsito automóvel desta zona.
Sociedade
O 5º Poliempreende é este ano alargado a nível nacional. A iniciativa que o Instituto Politécnico de Castelo Branco promove, visa distinguir projectos inovadores de empreendorismo desenvolvidos por alunos e docentes de estabelecimentos de ensino superior público
Sociedade
O curso de gestão hoteleira. a funcionar na cidade do Fundão, foi o curso da Escola Superior de Gestão de Idanha a Nova que teve maior número de alunos colocados no concurso nacional de acesso ao ensino superior. Para além das 30 vagas ocupadas entraram ainda 24 novos alunos em concursos especiais.
Sociedade
Dificuldades na aprovação da obra, levaram a que o centro de noite, uma nova valência do centro social da Vila do Carvalho, inaugurado em Abril ainda não tenha sido colocado à disposição da população
Sociedade
Foram ideias fortes, as deixadas por Luís Silveira na sessão do 28º aniversário do serviço nacional de saúde. A má organização entre os três maiores hospitais da região (Guarda, Covilhã e Castelo Branco) e a consequente má articulação mereceram criticas do médico.
Sociedade
Aquela que pode ser a primeira fábrica europeia de bioetanol – um biocombustível que se obtém através da fermentação alcoólica de açúcares - pode estar em risco. O investimento - que ronda os 100 milhões de euros numa primeira fase e posteriormente 140 milhões e que pode criar, de forma directa, mais de 200 postos de trabalho -, precisa de licenças e outras autorizações por parte do Governo, que até agora nada disse. O projecto de Idanha-a-Nova corre assim o risco de ser concretizado noutro país.
Sociedade
Um projecto que já beneficiou 12 mil pessoas, está até Domingo na vila de Silvares, concelho do Fundão. O projecto SMS – Solidariedade Médica e Social, leva à população consultas, exames preventivos e rastreios.
Sociedade
Os serviços de patologia clínica, imunohemoterapia e anatomia patológica do Centro Hospitalar Cova da Beira tem uma taxa de eficiência de 90%, segundo a organização do I Prémio Merck Serono de gestão da Qualidade em Saúde.
Sociedade
Mais de 40% da população dos distritos de Castelo Branco, Guarda e Viseu apresenta problemas de audição. É o que revela um estudo efectuado por uma empresa fabricante de aparelhos auditivos.
Sociedade
Rádio Cova da Beira
A Universidade da Beira Interior tem este ano mais 20% de alunos relativamente ao ano passado. Para além deste acréscimo, os novos estudantes entram também com médias mais elevadas. Com um aumento significativo de alunos dos distritos da região, a fraca adesão aos cursos de Engenharia Têxtil e Matemática está no topo das preocupações do reitor Santos Silva.
Sociedade
Até final do ano vão abrir 10 lojas da rede das aldeias do xisto que disponibilizam cerca de 200 produtos. Metade são produtos comuns a toda a rede e os restantes 50% são produtos locais da aldeia onde a loja estiver inserida.
Sociedade
Este ano lectivo pelo menos 290 crianças do concelho do Fundão vão ter manuais escolares gratuitos. O número de famílias carenciadas que se inserem no escalão máximo de apoio aumentou relativamente ao ano passado.
Sociedade
O governo civil do distrito de Castelo Branco eliminou todas as barreiras arquitectónicas de dificultavam o acesso de deficientes ao edifício. Alzira Serrasqueiro espera que outras instituições sigam o exemplo.
Sociedade
Entraram este ano, na primeira fase de acesso ao Ensino Superior 2312 alunos nos estabelecimentos de ensino da região. A Universidade da Beira Interior registou o acréscimo mais significativo.
Sociedade
Depois de 12 anos como reitor da Universidade da Beira Interior, Manuel Santos Silva não se recandidata ao próximo mandato. Para o ainda reitor da UBI, é tempo de mudança de ciclo.
Sociedade
O Governo Civil de Castelo Branco pretende, nos próximos três anos, em parceria com a Scutvias, plantar 20 mil árvores na A23. A medida faz parte do plano de actividades da Governadora Civil e tem como objectivo minimizar os efeitos da circulação automóvel naquela via.
Sociedade
A Escola EB 2/3 Serra da Gardunha abre, este ano, um sector pioneiro no concelho, no trabalho com crianças com necessidades educativas especiais: uma unidade de autismo que conta com 22 técnicos especializados, que dão apoio a 45 crianças, numa área que já mereceu o reconhecimento do Ministério da Educação.
Sociedade
Rádio Cova da Beira
Não é caso para registo no Guiness Book mas não deixa de ser insólito. No Tortosendo nasceu uma cebola que pesa um quilo e 200 gramas e tem 7 "filhos".
Sociedade
O coordenador do Centro Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco quer ver alargada a vídeo vigilância a todo o distrito.
Sociedade
Com o final do projecto intitulado Centro de apoio à inovação e ao empreendedorismo (CAIE) marcado para o final de Outubro, os seus responsáveis vão concorrer a fundos comunitários para que a iniciativa possa continuar e servir de exemplo a outras empresas.
Sociedade
A Associação Comercial e Industrial do Concelho do Fundão viu aprovada a candidatura à segunda fase do Modcom. O programa de incentivos a projectos de modernização do comércio destina-se à zona da Boavista e vai abranger cerca de 150 comerciantes.
Sociedade
Se a esta equação juntarmos condições climatéricas favoráveis está encontrada a fórmula de uma época de combate a fogos florestais sem sobressaltos.
Sociedade
Paradas desde o início do Verão devido à falência da empresa a quem foi adjudicada a empreitada, as obras do pavilhão desportivo da escola EB 2/3 Serra da Gardunha foram retomadas.
Sociedade
José Sócrates anuncia medidas de apoio á fixação de empresas
Sociedade
Um concurso de nível europeu, onde a Universidade da Beira Interior, tem tradição ao nível de prémios. A procura da vitória estão três equipas de estudantes ubianos, apesar do departamento de ciências aeroespaciais só apoiar duas delas.
Sociedade
Estão em fase de conclusão as obras do palácio do Picadeiro. Segundo os prazos do Interreg, que comparticipa o projecto, tudo terá que estar pronto até Março do próximo ano. Vai ser uma atracção turística para o concelho do Fundão.
Sociedade
A fábrica de Bioetanol que vai ser construída no Ladoeiro, concelho de Idanha – a - Nova, podia ter vindo para o Fundão. O desinteresse dos políticos da cidade afastou essa possibilidade.
Sociedade
Está concluído e entregue o edifício do departamento de psiquiatria e saúde mental do centro hospitalar Cova da Beira. A mudança vai ser feita durante todo o mês apesar da data da inauguração ainda não estar marcada.
Sociedade
Depois de ter recusado o pedido da câmara do Fundão para instalar no edifício da Associação de Beneficiários da Cova da Beira dois cursos de ensino superior, o ministério da agricultura deu luz verde à associação para dinamizar a sede em torno do sector agrícola.
Sociedade
A Agência de Turismo do Centro (ATC) acaba de ser reconhecida pela Confederação de Turismo de Portugal que deu parecer favorável à certificação desta nova agência criada em 2006 com o objectivo de promover a região centro no mercado externo.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados