RCB/TuneIn
Segunda, 20 Nov 2017
PUB
UBI
CIMD Cabecalho
ARQUIVO — AGOSTO 2009
Sociedade
A APPACDM do Fundão viu aprovada a candidatura ao programa operacional para o potencial humanano (POPH), para a construção de um lar residencial para cidadãos portadores de deficiência. Um anseio antigo que está prestes a concretizar-se. (OUVIR NOTÍCIA)

Jornalista Paula Charro
Sociedade
A primeira horta solar do distrito de Castelo Branco já funciona. Instalada na freguesia do Ferro, Covilhã, a iniciativa resulta de um ideia antiga que foi reconhecida como projecto de interesse nacional (PIN). O projecto representa um investimento de 700 mil euros suportados exclusivamente pela Enforce, empresa instalada no parque industrial do Tortosendo. (OUVIR NOTÍCIA)

Jornalista Paula Charro
Sociedade
Mentalizar as pessoas para os benefícios das energias renováveis. Foi este, o principal propósito, do rodshow energético que esteve na Beira Interior e visitou as cidades da Guarda, Fundão, Covilhã e Castelo Branco. A iniciativa que mais sucesso teve, junto das populações, foi a troca de lâmpadas.
Cultura
São três as exposições que pode visitar hoje, pela última vez, no Fundão, Covilhã e Pampilhosa da Serra.
Desporto
O Sporting da Covilhã, foi derrotado na deslocação a Barcelos por 3-0. Números expressivos que penalizam os erros defensivos, da equipa de João Eusébio.
Desporto
Das duas equipas, do distrito, que participaram na primeira eliminatória da taça de Portugal, apenas uma segue em frente.
Cultura
Ruinas Romanas da Quinta da Fórnea já podem ser visitadas. Trata-se de uma antiga “villa” do tempo dos romanos que foi encontrada em 1997, aquando dos trabalhos de construção da auto estrada da Beira Interior, e que faz parte do leque de estações romanas existentes na região como a torre “Centum Cellas” em Colmeal da Torre e o templo de Orjais, no concelho da Covilhã.
Política
PSD quer vencer eleições autárquicas no concelho de Idanha-a-Nova. O objectivo traçado em conferência de imprensa pelo candidato social democrata à presidência da autarquia no final de uma reunião com os candidatos à autarquia, assembleia municipal e juntas de freguesia.
Política
Afirmação feita, em conferência de imprensa, pelo presidente da comissão política distrital do CDS/PP. Próspero dos Santos considera uma vitória contra o medo o facto de o CDS apresentar listas próprias a 9 de 11 concelhos do distritos nas eleições autárquicas de 11 de Outubro
Sociedade
Polícia Judiciária e GNR estão a monitorizar incêndios no concelho do Fundão. A revelação feita, em entrevista à RCB, pela governadora civil do distrito de Castelo Branco.
Autárquicas 2009
Presidente da câmara municipal de Belmonte reage às acusações de Germano Fernandes. Amândio Melo garante que "ao longo dos últimos 8 anos o senhor vice presidente da câmara nunca me manifestou de forma tão directa o seu descontentamento" e acrescenta que "não aceito ser transformado num bode expiatório das decisões que ele tomou"
Sociedade
A dívida da câmara é tão elevada que “há bancos que já não financiam a câmara municipal do Fundão”. A constatação é do candidato do PS à presidência da autarquia fundanense. (OUVIR NOTÍCIA)

Jornalista Paula Charro
Sociedade
O Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB) recebe, a partir de hoje, trinta e cinco alunos de outros países que aprendem a língua portuguesa e vão frequentar o ensino superior em Portugal no próximo ano lectivo, ao abrigo do programa Erasmus, programa de mobilidade entre instituições.
Cultura
O ViveDonas chega hoje ao fim. Organizado pela junta de freguesia, grupo de convívio e amizade e grupo de Bombos das Donas, o evento pretende mostrar as potencialidades da freguesia. Paralelamente decorrem vários espectáculos musicais.
Autárquicas 2009
No programa “Autárquicas 2009” da RCB, Germano Fernandes, actual vice-presidente da câmara de Belmonte e candidato à presidência da autarquia pelo MPT, disse que o elevado número de candidaturas à presidência da CMB, nas próximas eleições autárquicas, é sinal de que as pessoas não se revêm na actual gestão do município nem na postura do presidente da CMB “ um homem só, que tudo sabe, manda, quer"
Política
Comissão nacional de eleições (CNE) pronuncia-se sobre o caso da remoção de estrutura de propaganda da coligação “Todos por Penamacor”, pela câmara municipal.
Política
Cabeça de lista do PSD às próximas eleições legislativas, pelo círculo eleitoral de Castelo Branco, rejeita o rótulo de pára-quedista. Em entrevista ao semanário “Sol”, Carlos Costa Neves admite ter ficado surpreendido com o convite que a líder do PSD formulou, para liderar a lista do partido social democrata no distrito de Castelo Branco. O candidato refere que “era uma obrigação moral aceitar o convite”, dado ter apoiado Manuela Ferreira Leite á liderança dos sociais democratas.
Sociedade
A diocese da Guarda e a câmara municipal da Covilhã inauguram a igreja da Santíssima Trindade, na zona da Estação, no próximo dia 13 de Setembro. O processo da construção do templo conheceu avanços e recuos, mas chegou a hora de o colocar ao serviço dos cristãos da Covilhã. (OUVIR NOTÍCIA)

Jornalista Paula Charro
Cultura
O grupo, constituído por nove elementos, faz os seus próprios instrumentos introduzindo todo o tipo de bidões e mesmo pipos de vinho inteiros ou divididos, que junta aos bombos, caixas, ao pífaro e aos chocalhos. É um dos grupos que este sábado participa no ViveDonas 09.
Cultura
O cantor Luís Filipe Reis actua esta noite, pelas 22:00h, na freguesia do Ferro, Covilhã. O espectáculo decorre no largo das festas da vila e tem entrada livre.
Política
Os vereadores da oposição na câmara municipal de Penamacor acusam a maioria de colocar o executivo em regime de clausura. Em causa, o facto de há mais de três anos não descentralizar, pelas freguesias, os encontros do executivo. (OUVIR NOTÍCIA)

Ouvir notícia
Cultura
Durante três dias, diversas actividades culturais, vão ter lugar nas Donas. É a edição 2009, da iniciativa "Vive Donas" que o presidente da junta de freguesia, Vítor Dias, espera "a adesão dos donenses assim como dos habitantes da região".

Vítor Dias, presidente da junta de freguesia das Donas
Cultura
O presidente da junta de freguesia de Souto da Casa, Fundão, defende a continuidade do "Mês de Agosto, Mês da Cultura". Para Luís Castanheira esta é "a manifestação cultural, desportiva e de lazer mais importante de todo o ano em Souto da Casa". (OUVIR NOTÍCIA)

OUVIR NOTÍCIA
Política
O candidato do PS à câmara municipal do Fundão acusa a junta de freguesia da Orca de incompetência. António Leal Salvado refere que a piscina, recentemente inaugurada, é "uma obra feita à pressa com critério meramente político". O autarca da junta de freguesia, Marco Marques convida o candidato socialista a fazer uma visita à aldeia. (OUVIR NOTÍCIA)

Jornalista Paula Charro
Desporto
Caio, guarda-redes do Desportivo de Castelo Branco, é uma das maiores promessas do distrito, ao nível do futebol. O atleta que já foi chamado aos trabalhos, da selecção nacional, pode representar um dos clubes de maior nomeada, já esta temporada.
Desporto
O Águias do Moradal quer lutar pelo primeiro lugar no campeonato distrital de futebol. Com um plantel de 23 jogadores, o clube quer conquistar os três pontos em todas as partidas.
Sociedade
Os resultado de um estudo mundial liderado pelo Hospital de Santo António, no Porto, revela que em 60% dos doente de paramiloidose, a quem foi ministrado um novo medicamento, existiu um impedimento ou atraso na evolução da patologia. Para Santos Silva, médico especialista na área, esta é "a notícia do ano". (OUVIR NOTÍCIA)

Jornalista César Ferreira
Sociedade
Piscinas descobertas e parque desportivo do Fundão alvo de vandalismo com prejuízos superiores a três mil euros.
Sociedade
Esta sexta-feira, Castelo Branco é uma das três cidades portuguesas mais quentes. De acordo com o instituto de meteorologia (IM), a temperatura máxima em Castelo Branco, Évora e Beja deve subir aos trinta e seis graus. Até segunda-feira, a autoridade nacional de protecção civil coloca em alerta amarelo de risco de incêndio todos os distritos de Portugal continental.
Política
O contrato celebrado com a nova concessionária dos transportes na Covilhã é desastroso para os cofres da câmara municipal. A avaliação é feita pelo PS Covilhã. Em comunicado, a concelhia do partido socialista da Covilhã classifica de “enorme trapalhada” a decisão da maioria do PSD na autarquia no âmbito dos procedimentos administrativos com vista à nova concessão.

  Redes Sociais   Facebook

2007—2017 © Rádio Cova da Beira

Todos os direitos reservados