Na sequência do compromisso selado o ano passado entre os responsáveis de ambas as localidades, Três Povos (Fundão) e Valverde Del Fresno (Espanha) assinaram este fim-de-semana protocolo de cooperação.
Termina esta terça-feira o prazo para apresentação de propostas ao "Orçamento Participativo" do município do Fundão. São cem mil euros disponibilizados pela CMF para concretizar ideias de cidadãos do concelho.
A Comissão Interministerial de Coordenação do Programa Portugal 2020 aprovou um mapa com 164 municípios que terão privilégios especiais no acesso aos fundos estruturais até 2020.
A câmara municipal da Covilhã quer avançar para a aquisição do antigo edifício da empresa Beiralã. O anúncio feito por Carlos Martins na última reunião pública do executivo onde o autarca referiu que já foi apresentada uma proposta de compra, a preço simbólico do imóvel, ao ministério da solidariedade social.
André Barata não exclui a hipótese de vir a integrar a lista de candidatos a deputados pelo distrito de Castelo Branco do movimento Tempo de Avançar nas próximas eleições legislativas.
É desta forma que o porta voz do movimento empresarial Pela Subsistência do Interior classifica a posição tomada pelo secretário de estado das obras públicas em não proceder a nenhuma alteração no modelo de cobrança de portagens nas ex scuts até final da actual legislatura.
É este o mote da campanha apresentada pela câmara municipal de Idanha-a-Nova e que tem como principal objectivo promover a fixação de pessoas naquele concelho.
O grupo parlamentar do PS anunciou ter questionado o Governo sobre a situação das Minas da Panasqueira, cuja eventual suspensão da atividade já foi admitida pela administração da empresa.
Na Covilhã, será melhor que os ânimos não se inflamem nos próximos tempos. É que já há muito
que passou o prazo para a recarga dos extintores dos edifícios da autarquia e também do
arquivo dos serviços de urbanismo.
Nélson Silva defende a criação de um gabinete de apoio e formação na câmara municipal da
Covilhã no sentido de apoiar as juntas de freguesia e associações do concelho a apresentarem
candidaturas ao novo quadro comunitário de apoio.
A entrevista de Nélson Silva ao programa Flagrante Directo da RCB foi um dos temas em
destaque na última reunião pública da câmara da Covilhã e que motivou uma troca de argumentos
entre o vereador independente e o presidente em exercício da autarquia.
O presidente em exercício da câmara da Covilhã volta a convidar José Pinto para exercer
funções a tempo inteiro na autarquia com o pelouro da educação.
Guilherme Serra, 48 anos, natural da Covilhã, funcionário público, é o primeiro candidato a apresentar-se pelo círculo eleitoral de Castelo Branco às eleições legislativas deste ano.
Luís Correia quer uma cidade mais competitiva, mais atractiva, mais empreendedora e com maior dinâmica social e cultural. Uma estratégia que não significa gastar mais. O autarca albicastrense garantia, na passagem dos 244 anos de elevação de Castelo Branco a cidade, que o município vai manter a boa situação financeira que herdou.
A retirada do ponto referente à aprovação do projecto de requalificação do antigo parque de
campismo das Penhas da Saúde, propriedade do clube nacional de montanhismo, acabou por
aquecer os ânimos entre Joaquim Matias e o presidente em exercício da câmara da Covilhã na
última reunião pública do executivo.
Jorge Moreira da Silva quer apresentar nas próximas semanas ao conselho de ministros uma nova
proposta para a reorganização do sector das águas em Portugal. A afirmação feita em Castelo
Branco pelo ministro do ambiente em mais uma conferência encontros da região com o
governo, promovida pela comissão política distrital do PSD.
A câmara municipal de Belmonte está a equacionar a hipótese de avançar no imediato para a
recuperação do rés de chão do edifício do antigo mercado para ali instalar as estruturas
desconcentradas das finanças, segurança social, notariado e agricultura.
O coordenador distrital do movimento Tempo de Avançar está convicto de que aquela estrutura vai conseguir constituir lista para concorrer às próximas eleições legislativas no círculo eleitoral de Castelo Branco.
O movimento Acreditar Covilhã vai lançar uma petição pública em defesa do centro
hospitalar da Cova da Beira. O anúncio feito pelo líder da bancada na autarquia
covilhanense na última reunião pública do executivo.
As comemorações dos 244 anos da elevação de Castelo Branco a cidade ficaram marcadas pela assinatura de um protocolo de cooperação entre as câmaras municipais de Fundão e Castelo Branco para as áreas, social, cultural e ambiental, colaboração no projecto do regadio a sul da Gardunha e valorização do sector agro-alimentar de que o queijo é um exemplo.
O Bloco de Esquerda (BE) anunciou esta 6ª-feira ter apresentado na Assembleia da República um projecto de resolução em que recomenda que o Hospital do Fundão seja mantido na gestão pública e que o serviço de urgência seja reaberto.
O actual presidente da assembleia municipal de Penamacor vai solicitar ás entidades competentes um parecer acerca da metodologia utilizada pelo órgão, a votação, para substituir o presidente eleito, Jorge Seguro, que pediu a suspensão por três meses.
(oiça o som)
Os dois municípios colocam esta sexta-feira "preto no branco" o que, nos próximos tempos, pretendem fazer em comum. O protocolo é assinado no decorrer da sessão solene comemorativa do 224º aniversário da elevação de Castelo Branco a cidade. A cerimónia, que decorre a partir das 15:00H, conta ainda com a presença de uma comitiva da cidade polaca de Pulawy.A noite é reservada a actividades culturais
O Fundão vai acolher a loja da região centro do projecto Europa Jovem. A iniciativa está a ser dinamizada pela fundação Bracara Augusta, que pertence à câmara municipal de Braga e que pretende apoiar as associações juvenis na apresentação de candidaturas a projectos de intercâmbio e outras iniciativas de dinamização juvenil.
No Verão de 2016, o abastecimento de água aos habitantes da zona do sul do concelho de Penamacor deve estar regularizado. É a convicção do presidente do município que resulta da garantia dada pelo presidente da Águas do Zêzere e Côa no final da última assembleia geral da empresa.
A junta de freguesia de Lardosa vai, a partir do próximo ano lectivo, custear os livros e material escolar de todas as crianças que se inscreverem na escola do primeiro ciclo. A cumprir o último mandato à frente da junta, José Dâmaso ainda quer abrir a casa museu da aldeia, terminar as obras de requalificação da envolvente à estação de Caminhos-de-ferro e deixar a freguesia um brinquinho.
O presidente da comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela refere que a promoção da coesão territorial e social vai ser um dos grandes designios a concretizar na região durante o período de vigência do novo quadro comunitário.
O Partido Socialista acaba de entregar na Assembleia da República (AR) um projecto de resolução que visa a manutenção do Hospital do Fundão no Serviço Nacional de Saúde e no centro hospitalar da Cova da Beira.
A construção do novo aeroporto regional da Covilhã foi retirada do plano estratégico da
comunidade intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela. A decisão foi tomada uma vez que o
novo pacote comunitário de ajudas financeiras não contempla o apoio à construção deste tipo
de infraestruturas.
O presidente da câmara municipal do Fundão admite que ainda há passos a dar no âmbito do
novo quadro comunitário no sentido de reforçar a área da coesão territorial.