É fruto de um protocolo de colaboração entre a MUDA (Movimento de União e Defesa Animal) e o Município de Idanha-a-Nova e a iniciativa está a dar resultados positivos e determinantes para controlar as populações de gatos errantes no concelho. A ação que decorreu no dia 22 de setembro, em Penha Garcia, permitiu chegar ao redondo número 100 de esterelizações.
O processo começou com uma fase de preparação, em que foi realizado o levantamento das principais colónias de animais errantes nas ruas de cada localidade do concelho, seguindo-se sempre depois uma ação de sensibilização com a população, em parceria com a Junta de Freguesia respetiva, o MUDA e a GNR/SEPNA. Por último, realiza-se então a ação de captura, esterilização, identificação e posterior devolução dos gatos ao seu local de origem, em articulação com os respetivos cuidadores informais dos mesmos.
A iniciativa já tinha sido realizado em várias localidades do concelho, como Idanha-a-Nova, Idanha-a-Velha e Zebreira, e agora por último em Penha Garcia, onde se esterilizaram 27 gatos.
“O Município de Idanha-a-Nova e o MUDA agradecem a todas as entidades que têm colaborado nestas ações, co-coordenadas pelo Gabinete Médico Veterinário Municipal, na pessoa da Dra. Carolina Figueiredo. Um agradecimento também à Clínica Veterinária Quinta da Amendoeira, onde são realizadas as cirurgias de esterilização. Finalmente, uma palavra de especial reconhecimento e gratidão aos voluntários que participam nestas ações, pela sua generosidade e dedicação exemplares”, agradeceu a autarquia em comunicado de imprensa.
foto: CM Idanha-a-Nova