Durante três dias mais de 350 participantes, de 30 instituições de norte a sul do país, participaram na 10.ª edição dos Jogos Adaptados da Cova da Beira, que de segunda a quarta-feira desta semana, transformaram a cidade da Covilhã (pavilhões da UBI), mas também o Fundão (Piscinas Municipais Cobertas), cidade que recebeu a prova de Natação (150 atletas estiveram em competição), mais o pavilhão gimnodesportivo da Escola da vila do Teixoso, as localidades – capital do desporto adaptado.
“Não esperávamos tanto e o balanço é de facto bastante positivo” diz, satisfeito, o presidente da APPACDM Covilhã que organizou o evento. António Marques não tem dúvidas que “foram três dias em que a Covilhã e não só, foi a capital do desporto adaptado, ao receber 30 instituições e cerca de 350 pessoas envolvidas. Foi a 10.ª edição, a maior de sempre e aquela que teve mais participantes, e o que nos deixa muito satisfeitos, até pela reação das instituições presentes, que gostaram muito de terem estado na região. Estamos orgulhosos pelo trabalho que desenvolvemos”, disse o responsável à RCB, que também acumula o cargo de presidente do Special Olympics Portugal.
António Marques acrescenta ainda que “ter levado a Natação para o Fundão, foi também uma mais valia e provavelmente em 2024, poderemos voltar àquela cidade, até porque, o espírito é esse mesmo, realizar os Jogos da Cova da Beira. Muito satisfeitos ficamos também, até porque, aqui, não há vencedores nem vencidos, aqui existe apenas uma medalha, da inclusão e da solidariedade”. O importante é a confraternização e o convívio, frisa António Marques.
Os Jogos deste ano voltaram a contar com o apoio do Instituto Nacional da Reabilitação, Instituto Português da Juventude e Desporto, Câmara Municipal da Covilhã, Universidade da Beira interior, UF Covilhã e Canhoso, Câmara Municipal de Fundão, uma vez que a piscina municipal da Covilhã está encerrada. A 10.ª edição dos Jogos Adaptados da Cova da Beira 2023 decorreu de 20 e 22 de novembro nos pavilhões desportivos da Universidade da Beira Interior, Escola do Teixoso e Piscinas Municipais Cobertas do Fundão, nas modalidades de Basquetebol, Natação, Ténis de Mesa, Futsal e Badminton (prova de demonstração), que em 2024, fará parte integrante do programa desportivo do Special Olympics Portugal.
O Andebol também pode surgir como novidade no próximo ano, apurou a RCB. Em simultâneo, realizaram-se nas instalações da Faculdade de Ciências da Saúde da UBI, alguns rastreios.