A Câmara Municipal da Covilhã e a Universidade da Beira Interior juntam-se na organização da primeira edição da Covilhã Innov Summit, que se realiza de 12 a 14 de março, no Teatro Municipal da Covilhã. Trata-se de um evento focado na dinamização do ecossistema empresarial da região e na promoção de tecnologias, inovação e empreendedorismo.
Ao longo de três dias, a Covilhã Innov Summit vai reunir líderes empresariais, investigadores, representantes de start-ups, empreendedores e investidores para debater temas como a inteligência artificial, inovação digital, modelos de negócio inovadores, “deep tech” e novas tecnologias.
Entre os nomes já confirmados estão Joaquim Miranda Sarmento, ministro de Estado e das Finanças, Ana Abrunhosa, deputada e ex-ministra da Coesão Territorial, António Brochado Correia, parceiro sénior da multinacional PWC, João Costa Ribeiro, gerente de inovação da Galp, entre outros.
O evento vai funcionar em formato de grande conferência que engloba a realização de palestras, mesas redondas, debates, competições tecnológicas e workshops.
De acordo com Hélio Fazendeiro, chefe do gabinete do presidente, em comunicado, a iniciativa “será mais espaço de inspiração e de partilha de conhecimento e de experiências”, que se coaduna com a estratégia municipal “para a atração de investimento e criação de novos postos de trabalho”, destacando que o evento também é relevante “para confirmar e valorizar os grandes projetos” que já estão a ser desenvolvidos na região.
A Covilhã Innov Summit é organizada em parceria com a Universidade da Beira Interior, cuja responsável é a diretora executiva da UBIMedical, para quem esta será a “primeira edição de muitas”. Dina Pereira refere que o evento deverá “servir de catalisador para, juntamente com decisores e políticos, alavancar medidas e instrumentos para incentivar o crescimento das startups que nascem na região, para se projetarem a nível global”.