Já são conhecidas, por emparelhamento prévio definido no regulamento das Taças Nacionais de futsal, as séries que serão atribuídas às três equipas da Beira Interior que conseguiram o apuramento para a segunda fase: Mata/AAUBI e SC Sabugal nos Sub-19 e SL Águias do Dominguiso em Sub-15.
Mata/AAUBI e SC Sabugal começam logo com uma boa notícia: das 16 equipas que passaram à segunda fase, apenas as duas piores de entre todas as séries não ficam na II Divisão Nacional de Sub-19 na próxima temporada. Ou seja, basta evitarem ser as duas piores de entre as dezasseis participantes para na próxima época estarem garantidos nos nacionais do escalão. Nesta segunda fase, a Mata/AAUBI fica no grupo de Johnson Januário (2º classificado da Série A), Contacto Futsal (2º classificado da Série B) e ABC Nelas (1º classificado da Série C). Já o SC Sabugal, como foi segundo classificado encontra Nogueiró Tenões (1º da Série A), Sanjoanense (1º da Série B) e Palhaça (2º da Série C).
Já em Sub-15, o SLAD ficou numa série altamente exigente, já que apanha dois primeiros classificados muito fortes, Nun’Álvares e Modicus, das séries A e B respetivamente e depois o Casal Velho, segundo classificado da série D. Nesta fase a 3 séries, apenas os primeiros classificados de cada e o segundo melhor classificado das três vão seguir para a fase final, sendo que os primeiros passam diretamente para a quarta fase, enquanto o melhor segundo classificado ainda terá de jogar uma terceira fase antes com os vencedores de Madeira e Açores. E mesmo das quatro equipas da quarta fase, apenas as duas melhores têm acesso aos nacionais no ano seguinte, o que significa que é de facto uma missão quase impossível neste caso a chegada a esse CN Nacional da próxima época no escalão.
As próximas fases iniciam-se no fim-de-semana de 6 e 7 de maio, com o calendário a ser divulgado muito em breve.
De: Fernando Teixeira