O CineEco – Festival Internacional de Cinema Ambiental da Serra da Estrela regressa à cidade de Seia, de 10 a 18 de outubro, para a sua 30ª edição que será uma homenagem às pessoas da terra e da sua ligação à natureza. Este ano são apresentados 64 filmes de 27 países, com novas perspetivas e narrativas sobre os desafios enfrentados pelo planeta, habitats e espécies.
Ao todo foram submetidos à competição 1500 filmes, dos quais foram selecionados 64 para serem apresentados na 30ª edição do único festival de cinema em Portugal dedicado à temática ambiental.
Vão ser exibidas longas, médias e curtas-metragens internacionais e em língua portuguesa, provenientes de 27 países diferentes.
Os temas abordados incluem a tecnologia e o saber ancestral, as comunidades indígenas e a sua luta contra ameaças privadas, o estatuto jurídico de entidades naturais, ou mesmo os problemas ecológicos de grandes centros urbanos.
A seleção internacional, composta por 36 filmes em competição, leva a Seia obras cinematográficas que representam os cinco continentes. A organização destaca “Snow Leopard”, de Pema Tseden, que será uma estreia em Portugal. Um filme que explora a relação simbiótica entre humanos e animais. “Fauna”, de Pau Faus e “Among The Wolves” de Tanguy Dumortier e Olivier Larrey são outros dos destaques internacionais.
Já na seleção de longas-metragens em língua portuguesa, sobressai a estreia de Margarida Gramaxo com “LINDO”, ou mesmo a mais recente longa de Rita Nunes, “Melhor dos Mundos”. Na seleção oficial do CinEco 2024, encontram-se “ainda mais filmes premiados e reconhecidos em festivais internacionais”, aponta a organização.
A 30ª edição do CinEco será também uma “homenagem às pessoas de Seia e à sua ligação especial à natureza”, destacada pelo município de Seia, entidade organizadora, na comunicação do festival, onde são apresentados 30 rostos locais para representar essa comunhão.
Além da secção competitiva e dos ciclos de cinema, ao longo de oito dias, o CinEco inclui ainda diversas atividades paralelas, incluindo conferências, concertos, workshops e exposições.