A terceira edição do “Guarda-Livros – Salão do Livro da Guarda” arranca já esta sexta-feira, 23 de maio, e prolonga-se até 1 de junho na Alameda de Santo André. O evento, de entrada gratuita, junta mais de 40 nomes da cultura portuguesa, entre escritores, músicos e artistas.
Entre os destaques estão Ana Bacalhau, Pedro Chagas Freitas, Rodrigo Guedes de Carvalho, João de Melo (que celebra 50 anos de carreira literária), António Mota e o vencedor do Prémio Leya 2025, Nuno Duarte. Haverá ainda conversas-concerto com Márcia, Ricardo Ribeiro e Napoleão Mira.
A programação inclui apresentações de livros, debates, oficinas infantis com Paulo Galindro, sessões de histórias, um espetáculo sobre Carlos Paredes e a gravação ao vivo do podcast “Assim ou assado” com Sam the Kid.
Também o mediático António Sala participará numa sessão especial com utentes das instituições da Guarda, num momento dedicado a “histórias, afetos e memórias”.
“Uma oferta abrangente”, refere a autarquia, destacando a “área de exposição e venda de livros, concertos, performances, entrevistas, apresentações de livros, debates, conversas-concertos” e uma forte componente infantojuvenil.
O evento é organizado pelo Município da Guarda e pela Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço, que homenageia também o ensaísta com a exposição “Eduardo Pessoa Lourenço”.
Todas as atividades são de entrada livre e decorrem em simultâneo com o espaço de exposição e venda de livros.