O comité de acompanhamento do programa regional do centro já reuniu para aprovar os critérios de selecção de várias tipologias de investimento, o que vai permitir lançar novos concursos a curto prazo. O valor total do investimento ronda os 500 milhões de euros.
Em comunicado, a presidente da comissão de coordenação regional do centro afirma que “o novo programa já arrancou e temos aprovados oito milhões de euros para o ensino superior. Até ao primeiro semestre de 2024 esperamos colocar à disposição da região centro cerca de 500 milhões de euros de fundos europeus. Com a aprovação dos critérios de seleção dos investimentos, vai ser possível abrir novos concursos, por exemplo, para escolas, regeneração urbana, sucesso educativo e áreas de acolhimento empresarial”.
Quanto ao programa “Centro 2020”, Isabel Damasceno adianta que “2023 foi um ano de forte execução, tendo sido ultrapassados os 90% de execução em Outubro. Há no entanto que acelerar a sua execução para alcançar o objectivo de essa execução ser assegurada a 100%”.