Esta etapa Intermunicipal reúne os municípios da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB), composta por Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Penamacor e Vila Velha de Rodão.
Na sequência das fases anteriores do concurso (fase de Escola e fase Municipal), os alunos apurados participam agora na fase Intermunicipal, em Idanha-a-Nova, que engloba crianças e jovens do 3º ano do Ensino Básico até ao 12º ano do Ensino Secundário.
Trata-se de um concurso que visa estimular o gosto e hábitos de leitura, bem como a capacidade de compreensão, e, por isso, “toda a dinâmica do evento desenvolve-se tendo por base a leitura de livros escolhidos para esta fase do concurso”, refere a autarquia idanhense.
As obras escolhidas são: “Os direitos vão à escola” de Celeste Gonçalves para o 1º Ciclo; “A história de Catherine” de Patrick Modiano destinado aos alunos de 2º Ciclo. “O homem que plantava árvores” de Jean Giono será o livro a concurso para os alunos de 3º Ciclo; e “Os livros que devoraram o meu pai” de Afonso Cruz dirigido aos alunos do Ensino Secundário.
Durante a manhã, e após a receção dos participantes, realiza-se a prova escrita seguida do primeiro momento de seleção do concurso.
Está ainda previsto um momento musical protagonizado pelo projeto Casinha da Música, no Centro Cultural Raiano, local onde, após o almoço, têm lugar as provas de leitura expressiva e argumentação.
No período da tarde, a apresentação do concurso conta com a presença de Paulo Condessa, escritor e mediador de leitura, que dinamizará o momento.
Após o apuramento para Fase Nacional e distribuição de prémios aos vencedores, todos os participantes terão direito a um bolo comemorativo da Fase Intermunicipal do 16º Concurso Nacional de Leitura, cuja confeção está a cargo dos alunos da Escola Profissional da Raia de Idanha-a-Nova.