Depois de um começo muito promissor da equipa fundanense nas primeiras jornadas da Taça Nacional de futsal em juvenis, as últimas derrotas, principalmente a de hoje em casa diante do Casal Velho ditaram a impossibilidade de seguir em frente na prova. A ADF provou por várias ocasiões ter equipa para se fazer valer diante de qualquer adversário, mas vacilou nos momentos decisivos.
Numa realidade de nacional, muito diferente da competitividade distrital que se vive nesta região, a equipa da AD Fundão acabou por ver os nervos e a inexperiência a ser determinante em alguns momentos, nomeadamente na partida desta tarde diante do Casal Velho, que a equipa perdeu por 5-1. O Fundão entrou nervoso na partida, mais inseguro de si do que o adversário e essa confiança, em jogos partidos e com ocasiões de parte a parte, é extramente decisiva para se procurar a sorte e para a encontrar.
A equipa fundanense ainda se reencontrou e equilibrou totalmente a partida na primeira parte, indo a perder para o intervalo apenas por 1-0 e com boas oportunidades, mas uma má entrada na segunda parte ditou o avolumar do resultado final. Há que destacar três exibições: Alexandre Gaspar e Mateus Costa do Casal Velho, determinantes para o resultado final sendo claramente os jogadores física e tecnicamente mais em jogo na partida desta tarde, e também o guarda-redes do Fundão, Rodrigo Fatelo, que apesar dos golos sofridos (tinha pouco a fazer nos mesmos) fez uma exibição de encher o olho: seguro entre os postes, seguro a sair com a bola no pé (apesar dos normais nervos da idade) e com uma série de tiradas muito positivas, incluindo em lances de 1×0 do adversário que tinham tudo para dar golo..
A ADF joga agora na última jornada em casa do União 1919, primeiro classificado e já apurado para a fase seguinte, sendo que ao Casal Velho basta empatar em casa diante do Santarém para seguir também para a próxima fase. Ainda assim, uma nota positiva para o conjunto orientado por Eduardo Tomás que, apesar de hoje ter demonstrado fragilidades e inseguranças que não haviam estado em evidência em jogos interiores, dignificou bem o distrito nesta prova nacional, mostrando ter capacidade e argumentos para algo mais.
De: Fernando Teixeira