São várias as iniciativas que a câmara municipal da Covilhã vai promover para assinalar os 49 anos do 25 de Abril. O programa contempla um conjunto de actividades culturais, visitas a intervenções, concertos e a inauguração do segundo condomínio do associativismo.
No dia 21 de Abril vai decorrer, no centro histórico da cidade, uma arruada literária “pela liberdade” com leituras por Alice Peixeiro, António José da Silva, António Pinto Pires, António Assunção, João Máximo, José Manuel Macedo, Marta Duarte, Sandra Ladeira e Teresa Duarte Reis e acompanhamento musical pela Desertuna.
No dia seguinte vai ser inaugurado, durante a manhã, o miradouro do Covão e à tarde os trabalhos de requalificação do anfiteatro da Goldra. Pelas 21:30 a Brigada Vítor Jara realiza um concerto no teatro municipal.
A 24 de Abril decorre o jantar pela liberdade, seguido de uma arruada do jardim público para a praça do município. Concertos com Tiago Silva e “Os nossos cantam Abril” marcam também este dia, assim como um espectáculo de fogo de artificio.
No dia 25 de Abril, a sessão solene comemorativa da “revolução dos cravos” decorre a partir das 10:30. Durante a tarde, pelas 16:00, é inaugurada a requalificação da sede social do grupo humanitário de dadores de sangue da Covilhã.
Para o dia 28 de Abril está agendada, durante a manhã, uma visita às obras de requalificação das escolas “Quinta das Palmeiras” e “Pêro da Covilhã”. Durante a tarde vão também realizadas visitas aos empreendimentos “2Live – Palace Covilhã” e “Serra”.
O programa termina no dia 29 de Abril com a inauguração do segundo condomínio associativo, que vai funcionar na sede histórica do orfeão da Covilhã, e que vai ter espaços disponibilizados à delegação da Cruz Vermelha daquela cidade, aos Guardiões da Serra da Estrela, ao agrupamento 1304 do corpo nacional de escutas, às associações “Quarta Parede” e “Penhasol” e ainda à academia de patinagem da Covilhã.