No âmbito do projeto Lãnd – Wool Innovation Week, o município de Manteigas acolhe, entre os dias 14 e 21 de maio, a Semana da inovação dedicada à lã. Concursos de design, conferências, workshops, exposições co-criação com as comunidades locais e residências artísticas são algumas das iniciativas propostas.
É o culminar de um projeto que decorre durante meses e no qual a lã está no centro de várias atividades e iniciativas que aportam valor ao território e às comunidades pela inovação, design e investigação científica.
Uma das propostas são as residências artísticas que arrancam dia 12 de maio e prolongam-se até ao fim da Semana de Inovação. Até 30 de abril podem candidatar-se à iniciativa artistas, designers ou outros criativos emergentes de qualquer idade ou nacionalidade.
Originalidade, qualidade conceptual, funcional e estética, adequação e exploração das características da lã, sustentabilidade e princípios de economia circular são os critérios que vão estar em cima da mesa para a seleção dos candidatos.
Nas Residências Criativas Lãnd pretende-se que os criadores utilizem a lã como matéria-prima principal em todas as suas formas na elaboração de projetos de design, peças artísticas ou outros produtos criativos. Vão poder utilizar os espaços de trabalho das fábricas Ecolã e Burel Factory, bem como o seu material.
Os trabalhos desenvolvidos durante os dias de imersão são apresentados no último dia do evento e, posteriormente, expostos em instalação.
Antes do arranque da Semana da Inovação decorre ainda o Lãnd Open Day, onde os residentes vão conhecer a vila de Manteigas, fazer uma visita guiada às fábricas e ter contacto direto com pastores, tosquiadores, tecelãs, artesãos e muitas outras pessoas da comunidade local que vão partilhar histórias, conhecimentos e práticas.
Lãnd é um projeto promovido pelo Município de Manteigas em parceria com a ADIRAM – Associação de Desenvolvimento Integrado da Rede de Aldeias de Montanha e enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Cidades e Comunidades Sustentáveis, Produção e Consumo Sustentável, Ação Climática e Proteger a Vida Terrestre.