O novo clube está filiado na Federação de Desportos de Inverno em Portugal e tem como objectivo, promover, desenvolver e permitir a prática desportiva em quatro modalidades em desportos de gelo: Curling, Hóquei, Patinagem Artística e Patinagem em Velocidade.
Actualemente com 18 atletas federados (6 no Hóquei e 12 na Patinagem Artística, entre os 6 e 18 anos de idade), a associação tem como presidente da direção, Luís Pires. Em entrevista em exclusivo à RCB, o dirigente refere que “a ideia do formar este clube surgiu porque os meus filhos, um pratica hóquei no gelo e outro, patinagem artística, e depois, para além disso, porque existe também uma relação forte de amizade com o presidente da FDI Portugal, ele lançou-nos o repto, para criar um clube. O clube de 21 de dezembro a outubro do ano passado, não teve actividade, a partir daí, começou a nova época, e quando foi colocado gelo na Pista das Penhas da Saúde, na Serra da Estrela, no Ice Arena, nos decidimos tentar angariar alguns atletas que estavam inscritos na academia da federação e convidá-los a inscreverem-se com atletas do clube, e com isso, conseguimos fazer com que eles passassem a ter dois treinos por semana, às quintas e segundas-feiras, para as duas modalidades, na pista FDIP. Nesta altura, dois atletas de hóquei no gelo, estão em estágio, tendo em vista, a participação da seleção nacional num torneio internacional em Bratislava, no final deste mês de abril.” Afirmou.
Luís Pires acrescenta ainda que ” com este clube, queremos divulgar as modalidades, captar mais atletas e dar oportunidade a jovens da região de experimentarem modalidades um pouco fora da caixa, emergentes, com muito potencial, todas modalidades olímpicas. Entretanto, caso queiram contactar-nos, a sede actualmente, é a minha casa, mas o clube está nas redes sociais (ice clubecovilha) / iceclubecovilha@gmail.com. e quem quiser vir experimentar, pode vir, sem terem que fazer nenhum investimento em equipamento, pois temos equipamentos para emprestar, devido ao apoio da FDI Portugal, não têm que pagar mensalidade, só depois de estarem convictos de quererem praticar as modalidades, só então, têm que se fazer sócios do clube, fazer inscrição como atletas do clube e pagar a anuidade no valor de 10 euros/ano”. Conclui o líder do Ice Clube da Covilhã.
Por último, referir que a colectividade já realizou um Campus em Patinagem Artística no Gelo este mês “Aprende a Patinar”, onde participaram 14 crianças/jovens, competiu no 1º Torneio Interassociações em Curling, ficando em segundo lugar e conta com o apoio financeiro do Município da Covilhã (contrato-programa), no valor de 1.287 euros, para poder adquirir mais equipamento e pagar também iniciativas que pensam realizar a partir de outubro/novembro de 2023 (nova temporada de desportos de inverno).