A Universidade da Beira Interior (UBI), o Centro de Inovação do Turismo (NEST) e a Associação das Termas de Portugal assinaram um memorando para a criação de um programa de bolsas que visa potenciar o setor do termalismo e desenvolver novos produtos e serviços.
Nesta parceria, é o NEST que fica responsável pelo financiamento das bolsas que contribuem para o desenvolvimento do turismo de saúde e bem-estar. É a primeira vez que o Centro de Inovação financia bolsas e, de acordo com o diretor executivo da associação, citado em comunicado, o programa é concretizado com a UBI porque é “no território do Centro que existe a maioria das termas e porque tem mais conhecimento a nível nacional sobre esta matéria”.
A investigação contempla as áreas do Marketing e Comunicação, Desenvolvimento de Produtos, Serviços ou Modelos de Negócio e Eficiência Energética em Edifícios Termais, podendo ser ajustadas às necessidades do sector e acordadas em conjunto no momento da abertura dos concursos para a seleção dos candidatos.
Sílvia Socorro, Vice-Reitora da UBI para a Investigação, reconhece que o programa de bolsas é “um instrumento que irá aproximar a investigação da economia, num contexto ainda mais direcionado para os interesses e necessidades específicos dos atores locais e da população”.
O Memorando de Entendimento foi um dos pontos da conferência “Inovação e Desenvolvimento de Produtos em Turismo de Saúde” do passado dia 5 de maio na UBI. Além de Sílvia Socorro e Roberto Antunes, a assinatura do Memorando contou com Victor Leal, presidente da direção da Associação Termas de Portugal.