É urgente alertar os portugueses para a importância da medição regular da pressão arterial e informar para os riscos da hipertensão arterial não controlada refere a SPH. Os dados indicam que hipertensão arterial afeta cerca de 42% da população portuguesa. e mais de 25% dos doentes desconhece que sofre desta patologia crónica. A HTA é o principal fator de risco para o AVC e a principal causa de mortalidade e incapacidade em Portugal.
Castelo Branco é a Capital da Hipertensão 2023 e, de acordo com a SPH, na quarta-feira, 17 de maio de 2023, vai ter as atividades centradas no Jardim da Devesa.
Para assinalar o DMH, alunos e profissionais da área da saúde realizam rastreios gratuitos à Pressão Arterial, além de prestarem aconselhamento nutricional.
Durante o dia a população está convidada a juntar-se às sessões de atividade física e ioga, e assistir a sessões de esclarecimento.
Os rastreios têm início às 10h e terminam às 18h, com interrupção para almoço das 12h30 às 15h30. Para os profissionais de saúde haverá uma sessão formativa na Biblioteca Municipal de Castelo Branco.
“O objetivo é sensibilizar a população para a importância de medir a pressão arterial (PA) regularmente, cujos valores devem ser inferiores a 14/9. Além disso, pretende-se reforçar as mensagens de que é fundamental praticar exercício físico regular, adotar uma alimentação saudável com baixo teor de sal e cumprir a toma da medicação prescrita”, referem os promotores dos eventos.
Conhecida como a “pandemia silenciosa”, a Hipertensão arterial (HTA) afeta já cerca de 42% da população nacional, estimando-se que mais de 25% dos doentes desconheça que sofre desta patologia crónica. É o principal fator de risco para o Acidente Vascular Cerebral, principal causa de mortalidade e incapacidade no nosso país.
Rosa de Pinho, Médica de Família e Presidente da SPH salienta que “é fundamental consciencializar os portugueses para esta doença, alertando-os para a importância de medir a pressão arterial, controlar a HTA e conhecer os riscos associados a valores não controlados. Outro fator preocupante é a prevalência crescente de crianças e jovens com HTA, o que se atribui ao consumo excessivo de sal, sedentarismo e aumento de excesso ponderal/obesidade nessas faixas etárias”.
A SPH afirma ter em curso a “Missão 70/26”, uma iniciativa nacional para melhorar o controlo da Hipertensão Arterial, que tem como objetivo controlar 70% dos hipertensos vigiados nos cuidados de saúde primários em Portugal até 2026, através da implementação de um conjunto de ações destinadas a profissionais de saúde e doentes. “Junto da comunidade, pretendemos sensibilizar a população para a importância de medir regularmente a pressão arterial, de aderir à terapêutica e de consultar o médico regularmente para vigilância da doença. Para isso, e beneficiando do papel de liga da SPH, será implementado um plano de ações com o intuito de divulgar e explicar a HTA junto do público em geral e informar, esclarecer e educar o doente sobre a gestão da doença” acrescenta Rosa de Pinho.
Conheça o programa de atividades previstas para Castelo Branco
Dia Mundial da Hipertensão – 17 de maio 2023
“Atenção à Tensão. Conheça os seus valores. Controle a sua pressão arterial”
Castelo Branco | Capital da Hipertensão
Jardim da Devesa
10h – 12h30
Rastreios de Pressão Arterial e ação de esclarecimento sobre Hipertensão e estilos de vida
11h00
Sessão de atividade física
10h
Sessão de Esclarecimento sobre Hipertensão – USALBI
10h20
Sessão de Abertura do Dia Mundial da Hipertensão – Biblioteca (Auditório)
Presidente do Município de Castelo Branco
Presidente da Sociedade Portuguesa de Hipertensão
Presidente da ULS CB
Presidente da CACB
10h45
Sessão de Esclarecimento sobre Hipertensão para profissionais de saúde – Biblioteca (Auditório)
15h30 – 18h
Rastreios Pressão Arterial
18h
Atividade de IOGA