A cidade da Covilhã recebe, nos dias 29, 30 e 31 de maio, a nona edição do Fórum de Turismo Interno “Vê Portugal”. Três dias de debates, apresentações e outras atividades que visam “tecer novos caminhos” para o setor.
Trata-se do “maior evento nacional” sobre o turismo dentro de fronteiras. Este ano acolhido pela cidade da Covilhã e sob o tema “Tecer Novos Caminhos para o Turismo Interior”, o evento reúne especialistas nacionais e internacionais para uma discussão alargada sobre o presente e o futuro do setor.
O 9º Fórum “Vê Portugal” arranca no dia 29 de março, segunda-feira, com a segunda edição das “Reuniões B2B” no New Hand Lab. Iniciativa que junta agentes da oferta turística da região com operadores e agentes nacionais.
No dia 30 tem início o ciclo de debates e apresentações no Teatro Municipal da Covilhã que, até dia 31, conta com personalidades ligadas ao setor. A sessão de abertura conta com o presidente do Turismo de Portugal e o secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda.
Os temas em destaque assentam nos desafios e oportunidades do turismo no interior do país, a sustentabilidade do setor, os desafios e os caminhos para o futuro do turismo interno e ainda o marketing territorial.
Para além dos painéis conjuntos há ainda duas apresentações individuais sobre a escassez de recursos humanos, a transição digital e a tecnologia no turismo.
Do evento faz também parte a apresentação de um “Postal do Dia” especial do escritor e jornalista Luís Osório e apresentação do livro “Nenhum Turista Vai a Tucson – Viagens na América”, de Alberto Gonçalves.
O nono Fórum de Turismo Interno propõe ainda aos participantes que escolham uma das cinco atividades turísticas da iniciativa “Inspirar para Criar, na Covilhã”.
Na lista está o roteiro pela arte urbana da cidade; a visita ao Museu de Lanifícios da UBI; o percurso pedestre pela Rota da Floresta; o percurso do caminho de Santiago e as oficinas de criação no New Hand Lab.
No certame dedicado ao turismo ainda há espaço para o tradicional jantar “Vê Portugal”, presidido este ano por Ana Abrunhosa, ministra da Coesão Territorial.
Neste momento são homenageadas empresas e personalidades do setor turístico nacional e regional e entregues os Prémios do Concurso de Empreendedorismo Turístico José Manuel Alves e os Prémios de Teses Académicas.
A ocasião é também para atribuir os prémios “Best of Responsible Trails” que distinguem anualmente os melhores percursos ao ar livre.