A partir de hoje e até quinta-feira, 18 de maio, o New Hand Lab, na Covilhã, no âmbito do Festival Cultural Open Up, recebe mais de 40 pessoas de diferentes nacionalidades para um workshop de Tufting e reuniões de orientação com os coordenadores do projeto internacional Open Up.
Cofinanciado pela Europa Criativa, o Open Up conta com sete entidades de Chipre, Grécia, Suécia, Finlândia, França, Espanha e Portugal, representado pelo New Hand Lab.
O projeto tem como objetivo a emancipação de artistas emergentes, provenientes de contextos sub-representados ou desprivilegiados. Para além disso é ambição estabelecer entre os participantes práticas de arte sustentáveis, proporcionando formação e mobilidade internacional através de diversas ações, como laboratórios, workshops, festivais e exposições.
O Open Up pretende igualmente capacitar os artistas ao nível do empreendedorismo no âmbito da prática artística, para que possam desenvolvê-la mesmo após o fim do projeto.
Com um financiamento da Europa Criativa de 1,7 milhões de euros, “o custo total deste projeto europeu ronda os 3,4 milhões”, avança o New Hand Lab em comunicado.