O Teatro Municipal da Covilhã recebe no dia 19 de maio, às 17h30, a apresentação “Viagem por mim Terra”. Um projeto de escrita para cena que faz parte da programação descentralizada do Teatro Nacional D. Maria II concebida para este ano e que, durante os próximos dias, leva à Covilhã espetáculos e formações.
Da autoria de Venâncio Calisto, o projeto “Viagem por mim Terra” busca por narrativas e personagens reais e imaginárias que compõem a experiência do criador moçambicano em viagem no território português.
Prevê-se um processo de escrita itinerante e interativo, cuja recolha e experimentação do material criativo ou dramatúrgico resulta do encontro entre o criador e diferentes cenários, situações, comunidades, culturas e vivências em Portugal, através do diálogo com grupos profissionais de teatro de várias regiões do país.
No dia 20 de maio, o TMC volta a ser palco do Teatro Nacional D. Maria II com o espetáculo “Misantropo”, de Hugo Van Der Ding e Martim Sousa Tavares a partir de Molière. Em palco vai estar “um grupo de atores, juntos por misteriosas e diversas razões, com os nervos à flor da pele, dispostos a tudo, mesmo antes de se ouvirem as pancadas de Molière”. A interpretação fica a cargo de Ana Guiomar, David Esteves, Inês Vaz, Joana Bernardo, João Vicente, José Neves, Manuel Coelho e Manuel Moreira.
É também no dia 20 que se apresenta o projeto “Ato de arrebanhar e outras transumâncias”. Um projeto desenvolvido pela associação “Talkie-Walkie” e Manuel Tur em colaboração com a comunidade local, numa tentativa de “contruir uma assembleia em transumância que, arrebanhando, conversa, questionando sobre o que foi e o que está para vir”.
Para completar a programação descentralizada do Teatro D. Maria II é promovida, no dia 22 de maio, uma formação especializada em Projetos de Participação e Território. Uma introdução ao conceito de arte participativa e a sua relação com os territórios, de onde se destacam boas práticas e ferramentas de apoio ao desenvolvimento do trabalho de mediação efetivo, acessível e democrático.
Intitulada “Odisseia Nacional”, a programação do Teatro Nacional D. Maria II para 2023 percorre todas as regiões do país, com centenas de propostas agrupadas em cinco eixos: espetáculos, projetos de participação, atividades para o público escolar, eventos de pensamento e formação.