Trata-se de uma nova modalidade praticada em Portugal, com a chancela da FPF. O encontro de estreia na cidade da Cova da Beira, será disputado entre a Academia Sénior do Fundão e a Universidade Sénior Albicastrense, em que cada instituição terá duas equipas a participar.
Os seus fundadores, referem que o Walking Football é “uma modalidade pensada para uma população que gosta de jogar Futebol, todavia, as capacidades físicas já não permitem dar respostas às exigências dinâmicas que o jogo promove. Desse modo, o Walking Football evidencia dois propósitos muito claros: ser uma atividade recreativa prazerosa para os seus praticantes e ser promotora do desenvolvimento da saúde e do bem-estar de quem o pratica, tanto físico como mental”.
No que diz respeito às regras, trata-se de uma versão do jogo de futebol, mas não é permitido correr. É um jogo disputado num campo com as dimensões 40×20 metros (Futsal), entre duas equipas de cinco jogadores cada, em que não existe guarda-redes. As balizas têm 3 metros de largura por um de altura. A bola de jogo é de tamanho quatro e deve ter ressalto reduzido (bola de futsal) e os jogadores estão ainda impossibilitados de dar mais do que três toques consecutivos na bola, na qual, não pode subir mais do que a altura da cintura, isto é, cerca de 1 metro. Os golos apenas são válidos quando obtidos dentro da área de penalti. Para ver e praticar no futuro. O ex-internacional português Pedro Pauleta (actual director da FPF) é o embaixador nacional da modalidade.
Esta iniciativa, a realizar no Fundão, será o pontapé de saída do Walking Football no distrito, promovido pela AF Castelo Branco.