César Santos, diplomado em Engenharia Civil na Universidade da Beira Interior (UBI), conquistou o “Prémio Apresentação”, do 2.º Simpósio de Engenharia Civil.
O estudo sobre o pilar do Pavilhão Ponte de Saragoça, em Espanha, resultou da dissertação de mestrado de César Santos e agora mereceu o Prémio Apresentação do Simpósio de Engenharia Civil 2023.
O trabalho, que teve orientação dos docentes Cristina Fael (UBI) e Juan Pedro Martín-Vide (Universidade de Catalunha), faz uso de um programa de análise numérica “para analisar o campo de escoamentos do meandro do Rio Ebro e os efeitos causados pelo pilar complexo do Pavilhão-Ponte de Zaragoza”.
Este Pavilhão Ponte, da arquiteta Zaha Hadid, foi construído como porta de entrada da Exposição Internacional de Zaragoza, em 2008, com um pilar sobre o Ebro, constituindo-se um espaço de exposição interativa e integrando uma ponte pedonal.
O Simpósio de Engenharia Civil tem como objetivo divulgar os trabalhos académicos de dissertação, projeto, estágio ou seminário, concluídos nos últimos dois anos, pelos estudantes de licenciatura ou mestrado em Engenharia Civil.
Além do “Prémio Apresentação”, atribuído a César Santos, o evento entregou os galardões “+Sustentabilidade”, “Resumo – Licenciatura”, “Resumo – Mestrado” e “+Mérito”.