A Alma Azul dedica o próximo mês de junho a sessões literárias em Feiras do Livro em Lisboa, Alcains, Coimbra, Fundão e Beja; além de assinalar o Dia Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, em Alcains; e o nascimento de Fernando Pessoa, em Coimbra.
Em comunicado, a Alma Azul anuncia que a primeira atividade será dedicada ao livro que inclui os textos vencedores do IV Prémio Literário Pedro da Fonseca e que a editora promove em Lisboa, no dia 2 de junho, com várias atividades de divulgação do Prémio, criado em 2016, pelo Município de Proença-a-Nova, na Feira do Livro de Lisboa 2023, onde a Alma Azul está presente, no Pavilhão G 17, da Livros de Bordo.
No dia 10, feriado nacional, a Alma Azul promove uma Mostra de Livros na Língua de Camões, durante a manhã, das 10 às 13 horas, ao Ar Livre, na Ermida de Santa Apolónia, em Alcains, promovendo na Mostra, às 11 horas, uma Conversa sobre Identidade e Língua, a partir de vários textos de Eduardo Lourenço, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena.
No dia 13 de junho, a editora de Alcains reúne parte da sua Comunidade de Leitores em Coimbra para a sessão: “O Pessoa de Eduardo Lourenço”, assinalando deste modo o 135 aniversário do nascimento de Fernando Pessoa (13 de junho 1888) e o Centenário de Eduardo Lourenço.
Ainda em junho, no dia 16, sexta-feira, às 11 horas, na Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, no Fundão, realiza uma Sessão Literária dedicada a Mário Cesariny e Natália Correia.
A Feira do Livro de Beja realiza-se de 21 a 25 de junho; e a Alma Azul dinamiza diariamente uma atividade de divulgação da poesia de Mário Cesariny e Natália Correia, no Jardim da Biblioteca Municipal.
É ainda mediadora nas Conversas sobre Poesia com André Osório, no dia 23; e Andreia C. Faria, no dia 24.
No dia 25, também no programa da Feira do Livro, mas no Centro UNESCO de Beja, conversa com o escritor Domingos Lobo (APE) sobre o professor e escritor Urbano Tavares Rodrigues, que nasceu a 6 de dezembro de 1923, para assinalar o centenário do seu nascimento.
No mês de junho será ainda distribuída e apresentada uma nova edição Alma Azul; o livro “Estêvão Dias Cabral”, de Lídia Barata, editado na coleção “Em Nome da Beira – Biografias”.
“A Alma Azul, produtora de atividades literárias, com sede em Alcains, continua assim o seu trabalho enquanto editora e produtora de sessões literárias vocacionadas para Feiras do Livro e Bibliotecas Municipais”, conclui a editora.