A campanha de segurança rodoviária “Taxa Zero ao Volante”, realizada pela Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), Guarda Nacional Republicana (GNR) e Polícia de Segurança Pública (PSP), que decorreu entre os dias 23 e 29 de maio de 2023, registou um total de dois mil e 500 acidentes, de que resultaram oito mortos, 48 feridos graves 761 feridos ligeiros.
De acordo com as autoridades, os acidentes com vítimas mortais ocorreram nos distritos de Castelo Branco, Leiria, Lisboa, Évora, Faro, Braga e Porto.
As oito vítimas mortais, cinco das quais do sexo masculino, tinham idades entre 21 e 82 anos, e resultaram de cinco despistes de veículos ligeiros, dois atropelamentos (por um veículo pesado e um veículo ligeiro) e ainda a colisão entre dois veículos ligeiros.
Estes acidentes ocorreram em dois arruamentos, duas estradas nacionais, uma autoestrada, um itinerário complementar e dois noutras vias.
Durante as operações das forças de segurança no âmbito desta campanha foram fiscalizados 54.953 veículos e detetadas 13.846 infrações, 747 das quais relativas à condução sob o efeito de álcool no sangue.