O Comando Territorial da Guarda, esta terça-feira, dia 06 de junho, coorganiza e realiza com a Guardia Civil (Espanha), um exercício regional conjunto, ao abrigo do acervo Schengen, para treinar a operacionalidade das comunicações entre a GNR e a Guardia Civil, simulando uma operação policial, no âmbito das perseguições transfronteiriças, anuncia aquela força de segurança.
De acordo com a GNR, o exercício consiste na simulação de um roubo ocorrido em território Espanhol, seguido de fuga e perseguição transfronteiriça e interceção em território Nacional ao abrigo do Acordo entre a República Portuguesa e o Reino de Espanha sobre Cooperação Transfronteiriça em Matéria Policial e Aduaneira.
“A realidade atual requer a necessidade de treinar a perseguição policial transfronteiriça, sempre que as autoridades competentes do país vizinho, não puderem ser avisadas previamente da entrada em território alheio, devido a urgência especial, de pessoa apanhada em flagrante delito”, explica a GNR.
Outro objetivo da iniciativa passa por testar as comunicações transfronteiriças entre GNR e Guardia Civil com a finalidade de aferir e validar a adequabilidade dos conceitos, das prioridades de ação, dos recursos, das atribuições e dos procedimentos, de modo a preparar o Sistema para intervir em situações reais.
Este exercício irá empenhar o Destacamento Territorial de Vilar Formoso, o Destacamento de Trânsito da Guarda, a Secção de Intervenção Rápida do Destacamento de Intervenção, e o Centro de Cooperação Policial e Aduaneira.