Presente no evento, Fernando Gomes considera tratar-se “de um dia marcante para a AFCB e para o distrito albicastrense, uma vez que este projeto vem na linha do repto lançado às associações de futebol nacionais de se dotarem de uma infraestrutura desportiva que pudesse, em cada distrito, dar resposta às necessidades das associações e desenvolver a prática do futebol. Quero ainda agradecer o apoio da autarquia e da AFCB, já que tem sido muito a importante o apoio das autarquias neste processo, bem como os apoios, de cerca de 40% do valor das obras, facultados pela FPF para a edificação destas infraestruturas, que já levaram à conclusão de duas academias e estando mais 4/5 na calha com protocolos já firmados”. Conclui o presidente da FPF.
Manuel Candeias, por seu lado, lembrou que “o projeto surge do estímulo lançado por Fernando Gomes sob o mote “Uma Associação, uma Academia”, indica, ainda que, apesar da denominação ser Academia da AFCB, a nova infraestrutura desportiva será um espaço aberto à sociedade e que com este novo espaço a cidade Castelo Branco estará mais habilitada para receber outro tipo de jogos e competições que até agora não eram possíveis realizar no concelho”. Refere o presidente da AF Castelo Branco.
Quanto a Leopoldo Rodrigues, o presidente da autarquia albicastrense recordou que “este processo foi iniciado há bastante tempo, com conversações entre CMCB, FPF e AFCB, na tentativa de encontrarem um espaço viável e adequado para a concretização deste protocolo. Dos vários locais equacionados para implementação da academia, o apresentado no sábado foi aquele que se considerou mais adequado para a materialização do projeto. Espaço que se pretende melhorado, dinamizado e que estava subaproveitado”. Disse o edil de Castelo Branco. Leopoldo Rodrigues destacou ainda que a assinatura do protocolo “é um momento histórico para a associação de futebol do distrito e para a cidade de Castelo Branco, Não deixando de também felicitar Fernando Gomes pelo trabalho que tem feito à frente da FPF, na qual tem tido um forte investimento em prol do desenvolvimento das modalidades sob sua alçada”. Rematou o presidente da Câmara Municipal de Castelo Branco no decorrer da cerimónia.
O terreno fica situado, apurou a RCB, junto à Zona de Lazer de Castelo Branco. As obras devem começar no final do verão deste ano, e têm de ficar concluídas até 31 de outubro de 2024.