Com 46 anos de idade, 27 dos quais ligados à arbitragem, Ricardo Fernandes despediu-se no passado domingo da actividade, na final da Taça de Honra “José Farromba” da Associação de Futebol de Castelo Branco (CA Fundão-3-Proença-a-Nova-4, após prolongamento).
O árbitro da Boidobra (concelho da Covilhã), soube pela RCB que foi considerado o melhor juiz de campo da temporada 2022-2023, para o conselho regional da AFCB.
Ao longo da sua carreira, Ricardo Fernandes, durante sete anos, actuou a nível nacional (árbitro C3) principal e assistente. Em declarações à RCB, refere que “chegou a altura de colocar o ponto final e dedicar-me, se calhar, a lidar com a arbitragem, noutro âmbito, na formação, e ajudar a malta nova. O balanço, nos prós e contras, é muito positivo, pois não há nenhum árbitro que não tenha tido momentos bons e menos bons e o melhor que se leva ao fim de 27 anos, é a amizade que fiz pelo país inteiro, e acabei agora e já sinto saudades. Estou muito emocionado, é normal. Felizmente, sempre tive o privilégio de lidar com colegas ambiciosos, que sempre tiveram vontade de crescer, de dar o salto, na qual, alguns deles foram meus assistentes e chegaram a árbitros do nacional. É um orgulho. Foi muito bom terminar a carreira a dirigir a final da Taça de Honra “José Farromba”, foi um reconhecimento do conselho de arbitragem da AF Castelo Branco, à qual agradeço. Ficarei sempre disponível, caso entendam contar com a minha ajuda no futuro”. Afirmou Ricardo Fernandes.
A Rádio Cova da Beira avança agora as classificações finais na categoria C5. Futebol: 1º Ricardo Fernandes. 2º Daniel Miguel. 3º Tiago Gonçalves. 4º Filipe Santos. 5º Igor Ribeiro. Os três primeiros fazem todos parte da equipa a nível nacional liderada por Daniel Miguel, que juntamente com Filipe Santos, vão prestar provas à FP Futebol (conselho de arbitragem não-profissional). Futebol(C6): 1º Miguel Batista. 2º João Miguel Pereira. 3º Ruben Nascimento. 4º Ruben Rodrigues. 5º Diogo Serra. Futsal (C5): 1º António Nabinho. 2º João Domingos. 3º Paulo Antunes. 4º Pedro Minhós. 5º João Figueiredo. Os dois primeiros classificados vão também realizar testes a nível nacional. Futsal (C6): 1º Guilherme Freire. 2º Francisco Novo. 3º Alexandre Santos.