Dois elementos da corporação do Fundão integram a Força Operacional Conjunta (FOCON) que esta quarta-feira, 14 de junho, ruma ao Canadá para ajudar a combater os incêndios florestais que devastam aquele país, principalmente a província do Quebec para onde vai ser projetada a Força Nacional.
A missão, coordenada pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, integra elementos da ANEPC, da Força Especial de Proteção Civil (FEPC) da ANEPC, da Unidade de Emergência de Proteção e Socorro (UEPS) da GNR, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), de Bombeiros das corporações de bombeiros da Região Centro e da Região Autónoma da Madeira, e do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), num efetivo total de 140 operacionais, informa a ANEPC.
Esta FOCON seguirá para o Canadá ao abrigo do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia (UE), juntamente com o contingente de Espanha, composto por 97 operacionais.
Relativamente à região, seguem a bordo bombeiros das associações humanitárias do Fundão (Suzana Delgado), Seia, Folgosinho, Loriga e Sabugal, de Idanha a Nova e Vila de Rei, bem como dois elementos da FEPC, um dos quais segundo Comandante dos BVF, Hugo Silva.