O atual treinador do Sport Benfica e Castelo Branco anunciou na noite desta quarta-feira que terminou a sua ligação com o clube albicastrense. Queria manter-se no clube, mas a situação de incerteza com o surgimento de nova direção e com a complicada saúde financeira do próprio clube levaram o técnico a sair, até porque queria pelo menos manter a sua situação contratual, algo que não lhe foi oferecido.
Em comunicado João Mateus, que fez uma temporada muito positiva à frente do comando técnico do BCB no seu ano de estreia no clube, refere que ainda antes da época terminar e das eleições de direção, “foi demonstrado pela atual direção todo o interesse em continuar a confiar no trabalho que tinha vindo a ser desenvolvido” e que mesmo em situação difícil financeiramente, o projeto começado em conjunto seria para continuar. O treinador refere ainda que após as eleições, surgiu um “clima de dúvidas e incertezas ficou instalado durante algumas (muitas) semanas”, dúvidas essas que podia, desde logo comprometer a sua forma de trabalhar, nomeadamente na ” definição plano estratégica e de funções” para a nova temporada.
João Mateus revela terem existido cinco reuniões sobre o assunto e que não se chegou a acordo contratual, referindo que a sua única condição seria “manter a minha situação contratual (mesmo vencimento e mesmo contrato) – pelo trabalho desenvolvido, que na minha visão, é algo que não abdicava”, e que acabou por não lhe ser oferecido. O treinador revela ainda considerar que o principal responsável do sucesso desportivo é o próprio treinador, e que o clube decidiu iniciar a trilhar o seu objetivo diretivo de reduzir encargos” a partir da troca do próprio treinador, referindo que nunca abdica da sua “personalidade, baseada em certezas e confianças”
O treinador terminou deixando “uma palavra de agradecimento desde aos sócios, direção, equipa técnica, Staff clínico, jogadores, responsáveis da relva (Zé, Tiago, Gregório) e roupeiro (Joaquim)”.
De: Fernando Teixeira