A Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade acolhe, no próximo dia 13 de julho, o seminário “Elementos para a Floresta e a Paisagem na Região da Beira Interior”, promovido pela ARS Investigação e Desenvolvimento. O encontro vai servir para divulgar alguns dos resultados de um projeto que estudou, durante quatro anos, o ordenamento do espaço rural.
Financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FTC), o Projeto Scapefire desenvolveu, entre 2019 e 2023, vários estudos de ordenamento de modo a contribuir para a prevenção dos incêndios rurais, sempre com foco na sustentabilidade ecológica, económica e social da paisagem.
Nesta investigação, a floresta constitui um elemento essencial e estruturante da paisagem uma vez que se procura fomentar uma silvicultura sustentável e a sua articulação com as atividades humanas, contribuindo para o desenvolvimento e a fixação de população no espaço rural.
O seminário “Elementos para a Floresta e a Paisagem na Região da Beira Interior – Como os Municípios podem beneficiar o futuro da região” pretende revelar alguns dos principais resultados do Scapefire, incluindo o contributo das formações florestais naturais do território da Beira Interior na valorização das suas múltiplas funções e usos.
A apresentação fica a cargo da coordenadora do projeto Selma Pena, do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. À conversa juntam-se os investigadores Manuela Magalhães, Nuno Ribeiro e João Carvalho para falar sobre a intervenção na paisagem, o sobreiro e os carvalhos e espécies arbóreas associadas.
O encontro está marcado para as 14h30 do próximo dia 13 de julho, na Biblioteca Eugénio de Andrade. A participação é gratuita, mas carece de inscrição através da página oficial da ARS ID.