A União de Sindicatos de Castelo Branco critica, em comunicado, a nova concessão dos transportes públicos da Covilhã, chamando a atenção para a “desorganização, incompetência e desumanidade e esbulho” do sistema de mobilidade concessionado pela Transdev.
Numa nota enviada às redações, a União de Sindicatos censura “o aumento do preço do tarifário”, “a supressão de paragens/apeadeiros” e “o corte de trajetos”, onde denuncia casos “em que vão tirar os autocarros diretos ao hospital em todas as linhas, tendo de os utentes tomar dois autocarros se querem ir ao hospital”.
A estrutura sindicalista fala ainda dos custos do estacionamento, mas a verdadeira “desorganização, incompetência, desumanidade e esbulho” a que se refere passa pela “forma como os utentes estão a ser atendidos e a ser obrigados a pagar cinco euros pela renovação do título de transporte”.
Para além das “filas de pessoas que esperam horas e horas no terminal, sem lugar para sentar” aquando da renovação do passe, a união de sindicatos explica que os utentes “já têm o título de transporte que pagaram e se vai mudar é porque a empresa assim o necessita”, defendendo que o custo deveria ser imputado à concessionária.
O USCB refere ainda que “a empresa não está a transferir para o novo título as viagens ainda disponíveis no atual título”, com a justificação de que “o programa informático ainda não permite”.
Sobre este assunto a USCB diz já ter entrado “em contacto com a Câmara Municipal”, que até agora, de acordo com a entidade sindicalista nada fez. Perante a situação “grave para as populações”, a USCB/CGTP-IN exige que “sejam devolvidos” aos utentes os cinco euros cobrados pelo novo título de transporte; que as viagens não utilizadas no atual título “sejam transferidas para o novo” e que os aumentos previstos no valor das viagens sejam anulas e que “urgentemente” seja aplicado o PART com a redução de pelo menos 50% no valor dos passes sociais.
A estrutura sindicalista adianta ainda que estará presente numa sessão pública da Câmara Municipal e apela aos utentes que os acompanhem nessa iniciativa.