Depois de obras de beneficiação, o Teatro Estúdio São Veiga foi inaugurado no passado sábado, 1 de julho, no âmbito das comemorações do 25º aniversário da Ajidanha – Associação de Juventude de Idanha-a-Nova.
A nova designação do espaço cultural presta homenagem a uma das figuras mais marcantes da fundação do grupo de teatro: São Veiga, descrita como a “alma da Ajidanha”, avança a autarquia em comunicado.
Um projeto que se edificou com o apoio da Câmara Municipal de Idanha-a-Nova cuja estratégia passa por “apoiar as associações do concelho para que desenvolvam a sua atividade com êxito”, afirmou o presidente da autarquia na cerimónia de inauguração.
Para Armindo Jacinto, a Ajidanha é “um excelente exemplo que o investimento no associativismo compensa a todos os níveis: dinamiza a comunidade, dá-nos motivos de orgulho e promove o desenvolvimento sustentável”.
Rui Pinheiro, presidente da Associação de Juventude, lembrou o apoio do município não só nas obras de beneficência, mas também no desenvolvimento da atividade da Ajidanha e diz mesmo que “sem estes apoios e a dedicação dos sócios” não era possível realizar a atividade com as atuais condições e reconhecimento.
O 25º aniversário da Ajidanha ficou ainda marcado por diversos momentos culturais, nomeadamente o concerto de Maria João e João Farinha com participação das Adufeiras de Monsanto, a estreia do documentário dos 25 anos da Ajidanha e ainda a homenagem a São Veiga.