Terminou este fim-de-semana, na Quinta dos Quinteiros, mais um ano letivo da Escola de Cadetes e Infantes dos Bombeiros Voluntários do Fundão. Foram mais de vinte crianças que “festejaram” o progresso, as aprendizagens e conquistas realizadas ao longo do ano.
Os jovens entre os seis e os 16 anos de idade que participaram nas atividades da Escola de Cadetes e Infantes receberam formação técnica sobre medidas de segurança, prevenção de acidentes, primeiros socorros e combate a incêndios.
Aptidões, refere a direção da associação humanitária, que capacitam os alunos “a agir em situações de emergência”, mas que também promovem “uma cultura de segurança nas famílias e comunidades”.
O desenvolvimento de competências relacionadas com os serviços de bombeiros, como manuseio de equipamentos, técnicas de resgate, entre outras, também foram outras iniciativas da escola de infantes e cadetes, podendo ser “aplicadas em diferentes contextos e até mesmo futuramente nas suas carreiras profissionais”.
Para além disso os jovens também são incentivados a envolverem-se ativamente na comunidade, aprendendo o papel dos bombeiros voluntários “como agentes de transformação e como podem contribuir para a segurança e o bem-estar de todos”.
O ano lectivo 2022/2023, que acolheu mais de vinte jovens e crianças, terminou este fim-de-semana na Quinta dos Quinteiros, com diversas iniciativas lúdicas para miúdos e graúdos.
As inscrições para o próximo ano letivo estão abertas a crianças e jovens com idade entre os seis e os 16 anos, e podem ser efetuadas junto do quartel dos Bombeiros do Fundão.