A universidade da Beira Interior vai iniciar, no próximo ano lectivo um novo curso de licenciatura em “Inteligência Artificial e Ciência de Dados”. As primeiras 20 vagas vão ser disponibilizadas na primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior.
Em comunicado, o director deste novo curso afirma que esta formação pretende capacitar os estudantes universitários “com competências multidisciplinares e versáteis, fornecendo uma perspetiva de carreira atraente e a oportunidade de contribuir para o avanço da tecnologia em múltiplos domínios”. Hugo Proença acrescenta que “os conhecimentos nestas áreas são hoje altamente valorizados pelos empregadores, já que este tipo de tecnologias tem vindo a revolucionar sectores como saúde, finanças, produção e transporte”.
Os estudantes são preparados com um profundo entendimento dos mais avançados algoritmos, técnicas e ferramentas, ficando com capacidade para o desenvolvimento de sistemas inteligentes para resolução de problemas complexos em múltiplos domínios, além de sólidos conhecimentos de programação.
O curso vai ainda promover o pensamento crítico, bem como as capacidades de análise e resolução de problemas, através da abordagem dos desafios de forma baseada em dados e lógica, aprimorando a capacidade de tomar decisões informadas e enfrentar situações do mundo real, além de potenciar a aprendizagem ao longo da vida. “É imperativo que estes profissionais se mantenham actualizados com os últimos avanços e tendências, permitindo que permaneçam na vanguarda da inovação e impulsionem futuras descobertas” afirma Hugo Proença.