O projecto “Papiloma” que está a ser desenvolvido na universidade da Beira Interior alcançou o segundo lugar no concurso nacional de ideias de negócio UI.CAN. A final decorreu na universidade de Aveiro.
A docente da UBI Carla Cruz é a promotora principal desta proposta que colocou frente a frente projetos inovadores das sete universidades como interface para o empreendedorismo, tendo alcançado o segundo lugar. O júri foi composto por elementos da ANJE, Portugal Ventures e IAPMEI. O primeiro lugar foi alcançado pelo projecto “Beat Therapeutics” que está a ser desenvolvido na universidade do Porto.
O “Papiloma” apresenta-se como uma solução inovadora que simplifica e acelera o tratamento de lesões provocadas pelo HPV que poderiam evoluir para cancro do colo do útero nas mulheres. O projecto encontra-se em fase de validação de um protótipo, consistindo no desenvolvimento de um gel de aplicação vaginal de alta eficácia, contendo várias propriedades anticancerígenas e antivirais, destinando-se à indústria farmacêutica.