A empresa responsável pela recolha, tratamento e valorização de resíduos sólidos na Cova da Beira atribuiu à feita de São Tiago, que está a decorrer na Covilhã, a chancela de “Ecoevento”. A decisão foi tomada depois de a “Resistrela” ter verificado a adopção de estratégias de gestão promotoras da sustentabilidade ambiental no certame que está a decorrer no complexo desportivo até ao próximo dia 25.
Em comunicado, a “Resistrela” sublinha que a autarquia “apresentou acções e objectivos, que primam pela gestão correcta dos resíduos, na redução de quantidades produzidas, separação de embalagens, recolha selectiva e encaminhamento para reciclagem das quantidades recolhidas no evento”.
Através de uma parceria estabelecida com a empresa, o município da Covilhã comprometeu-se a criar e implementar no local “um sistema de recolha selectiva para deposição de resíduos de embalagens provenientes do público, restauração e entidades participantes. Faz ainda parte deste compromisso garantir que os resíduos sejam recolhidos e encaminhados para as instalações da Resiestrela, onde vão ser triados e posteriormente enviados para reciclagem”.
De acordo com o administrador delegado da Resiestrela, “para que um Ecoevento tenha sucesso, é imprescindível o compromisso de todos os intervenientes: a organização, ao propor a classificação e ao incentivar todos os participantes divulgando a iniciativa”. Nuno Heitor acrescenta que a empresa disponibilizou formação e forneceu meios para a recolha dos recicláveis que se encontra no recinto “o que permite a separação dos resíduos produzidos e que encaminhados para o local indicado” deixando uma palavra ao público em geral “ que está a utilizar corretamente os meios que permitem a separação dos resíduos”.
No decorrer da feira todos os resíduos recicláveis são recolhidos e pesados pela Resiestrela a fim de se quantificar as quantidades recolhidas e enviadas para reciclagem.