Contando com a presença de cerca de 50 sócios, a direção do Benfica e Castelo Branco (BCB), liderada por Vitor Marafão (assumiu funções em junho passado), solicitou ao presidente da mesa da assembleia geral do clube, a realização de uma reunião magna de associados, na qual apresentou cinco pontos na ordem de trabalhos.
Os dirigentes informaram os associados que têm já um plano para reduzir o passivo herdado, na ordem dos 220 mil euros, para além, de informar também qual a actual saúde financeira do clube, “que não é boa, como sabem”, refere o líder à RCB, que acrescentou na assembleia geral, acompanhada por João Perquilhas, que “para a presente temporada, só com a equipa sénior, os gastos fixos por mês serão de 20.313 euros, enquanto na formação rondam os €8.040. Os gastos totais vão ser de €28 mil, por mês. Se a Câmara Municipal de Castelo Branco, nos apoiar com 200 mil euros, fica-se ainda com um déficit mensal na ordem dos 8 mil euros”, afirmou Marafão aos sócios.
Na AG, foi referido também que vão reactivar as relações com o SL Benfica (o BCB é filial nº 7), onde poderá haver novidades em breve, como por exemplo, emprestar jogadores, e a vinda da equipa de Sub 23 do SLB a Castelo Branco, entre outras. Também se abordou o tema relacionado com uma lista de eventos relativos ao centenário (24 de março de 2024), para além de querer ainda regularizar e actualizar dados, tendo em vista, o capítulo das quotizações.
O repórter RCB acrescenta que “a reunião magna, voltou a ser, passados quatro anos, presenciada pela comunicação social, e foi numa perspetiva interessante de transparência, frontalidade e sem tabus, por parte do elenco directivo dos albicastrenses eleito há dois meses, que decorreu a explicação do estado das contas e demais preocupações, por parte do novo presidente Vítor Marafão.
Foram dadas a conhecer novas preocupações com verbas futuras cativas por parte da FPF, devido ao incumprimento no pagamento das prestações do empréstimo feito aos clubes aquando da pandemia. Com gastos mensais superiores a 28 mil euros, (futebol sénior, de formação e outros custos), há uma grande preocupação face aquilo que se tem conseguido a nível de patrocínios.
Quanto à proposta de SAD feita ao Benfica CB, os seus contornos, o formato e a opinião da direção e de alguns dos associados presentes, Vitor Marafão disse que se viu na obrigação de a comunicar aos associados para que depois se possam, ou não, aprofundar mais e melhores condições da proposta.
Falou-se ainda da transferência de Lumungo para a equipa B de um clube da primeira liga portuguesa (Guimarães) e o que recebe o Benfica CB em troca (3°/ numa futura transferência). Também sobre a transferência internacional de Ravi foram pedidos esclarecimentos. Marafão disse que não havia nada escrito, mas que a anterior direcção lhe comunicou que o empresário iria pagar dois mil euros.
A assembleia geral do Benfica CB foi “escaldante” (já perto do seu final) apenas e só depois do ex-presidente intervir na AG, dirigindo a sua indignação a um associado que “ousou” pedir uma auditoria externa às contas do clube. Aí o “caldo entornou”, e a AG foi encerrada com os ânimos bastante exaltados”. Refere João Perquilhas, que esteve presente na reunião magna.
Relativamente à proposta de constituição de uma SAD no clube, Vitro Marafão, em declarações à RCB, esta sexta-feira no Jornal de Desporto, afirmou que “recebi há pouco tempo uma proposta de um investidor, para poder colocar dinheiro no clube, colocando assim, a possibilidade de constituição de uma SAD. Entendi por bem, apresentar aos sócios esta proposta, e os sócios, mesmo não votando nada, foram, no entanto, de opinião, na sua maioria, que não são favoráveis à constituição de uma qualquer SAD, uma vez que, a direção não ficava a gerir o clube, mas sim, o potencial investidor”. Disse o presidente dos benfiquistas albicastrenses. Dentro das quatro linhas, a equipa sénior continua a sua pré-época 2023-24 (CdP).
Este sábado, joga em casa com o Sp. Covilhã, às 10h. O treinador Dani Matos espera ter mais dois reforços para fechar o plantel. O Campeonato de Portugal começa dia 20 de agosto.
A assembleia geral do Benfica e Castelo Branco realizou-se no passado dia 19 de julho, no auditório do Instituto Português da Juventude e Desporto (IPDJ) em Castelo Branco.