O instituto politécnico da Guarda decidiu avançar com a criação de um curso técnico superior profissional na área da alimentação saudável. Uma aposta que pretende responder ao aumento de pedidos de refeições saudáveis e pratos equilibrados nos restaurantes, lares e IPSS e ao crescimento do sector de restauração e hotelaria na região centro.
Em comunicado, a instituição de ensino superior refere que entre 2009 e 2019 existiu um aumento de quase 10% do número de empresas na área do alojamento, restauração e similares” no centro do país “sentindo o tecido empresarial a necessidade de instituir conceitos alimentares mais saudáveis”.
Concebido para “formar técnicos capazes de preparar e confecionar refeições saudáveis” o curso técnico superior profissional em alimentação saudável surge para combater a adoção de maus hábitos alimentares”.
De acordo com a responsável do curso e docente do IPG, Carla Castro “a prática de uma alimentação saudável é fundamental para a população, devendo uma dieta equilibrada estar associada à prevenção e ao controlo de doenças crónicas e ter por base produtos sazonais, endógenos e alicerçados em princípios de sustentabilidade, que são pilares fundamentais para a saúde dos indivíduos”.
Esta nova formação vai ser ministrada, a partir do próximo ano lectivo, nas instalações da escola superior de saúde do politécnico da Guarda.