De quatro a seis de Agosto a zona antiga da cidade vai acolher mais uma edição do festival de rua do Fundão. Animação musical e cultural, actividades circenses, arte de rua, gastronomia, teatro e comércio aberto são as principais actividades que fazem parte do programa.
Companhias de teatro como Anna Confetti, EIA, Trocos Lucos, Bucraá Circus ou Chicharrón Circo Flamenco, a arte urbana de Roc Blackblock e a música de Jonas são alguns dos destaques. No âmbito desta iniciativa vai ainda assinalar-se o Dia dos Vizinhos, a seis de Agosto, na rua da Cale, um dia multicultural que pretende promover boas relações de vizinhança entre as comunidades migrantes e locais.
A iniciativa, promovida pelo município do Fundão, pela união de freguesias e pela associação comercial e industrial pretende ainda “estimular o comércio tradicional, assim como as restantes actividades económicas endógenas, revitalizar a zona antiga do Fundão e sensibilizar os participantes e os visitantes para o cumprimento de medidas mais ecológicas e amigas do ambiente, promovendo o uso eficiente de recursos materiais e energéticos”, refere a organização em comunicado.
O Festival Cale & SangriAgosto é uma iniciativa com “Sê-lo Verde – O ambiente aprova a natureza aplaude”; uma medida do ministério do ambiente para implementar soluções mais amigas do ponto de vista ambiental. Tem também o selo de “EcoEvento”, numa parceria com a “Resiestrela”.