A deputada do PSD eleita pelo distrito de Castelo Branco na Assembleia da República considera que a universidade da Beira Interior “não pode continuar a ser prejudicada por um modelo constante de subfinanciamento”.
Numa audição à ministra da ciência e do ensino superior, Cláudia André sustenta que o relatório publicado pela OCDE sobre o financiamento das instituições de ensino superior portuguesas evidenciou que “a UBI foi ao longo de muitos anos completamente subfinanciada e é uma das universidades mais subfinanciadas de todo o país”. A eleita social democrata considera que a situação só não é mais grave devido “ao esforço de boa gestão que tem sido realizado pelas sucessivas equipas da universidade”.
Nesse sentido, e após o anúncio de que vai ser realizada uma revisão do modelo de financiamento das universidades e dos institutos politécnicos, Cláudia André quer saber se “o novo instrumento de financiamento vem ou não com incentivos com vista ao incremento das instituições de ensino superior”, acrescentando que “a valorização do trabalho desenvolvido é fundamental e por isso a nossa preocupação sobre o financiamento das instituições do ensino superior”.