A notícia foi avançada pela Rádio Cova da Beira esta semana. Após três temporadas a liderar o projecto de andebol na Covilhã (CCD Oriental S: Martinho / AAUBI), o jovem treinador/coordenador João Silva, é o novo treinador da Associação Desportiva Albicastrense (ADA), clube que volta a participar no campeonato nacional da 2ª divisão seniores masculinos, 2023-24. Com o plantel já definido, a pré-época começa a 15 de agosto.
O antigo jogador do ADA e agora técnico, confirma à RCB a novidade e explica como tudo aconteceu. “Sim. Neste momento é oficial, chegámos a acordo, até porque, já tínhamos uma ligação de longa data, porque eu representei o clube enquanto jogador e agora vou fazê-lo como treinador. Tudo isto surgiu, porque já tenho alguma ligação com a actual direção do Albicastrense, também em termos de amizade e fruto ainda do bom trabalho que temos desenvolvido na Covilhã com o projecto do Oriental/AAUBI na Covilhã, se calhar, chegou também a informação a Castelo Branco, conversamos, chegamos a acordo e acredito que podemos fazer coisas muito engraçadas e positivas durante a época, onde o objectivo passa por tentar chegar à fase final do campeonato. A ambição da direção é enorme, tal como a minha”. Disse João Silva. Relativamente ao projecto em parceria Oriental/AAUBI, o escalão de seniores masculinos fica agora em stand-bye, enquanto o trabalho ligado à formação, mantém-se e com o próprio João Silva a coordenar. “Isso foi uma das coisas que também foi tratado nas conversações com o ADA, porque também interessa ao Albicastrense que continue a haver andebol de formação na Covilhã, e isso é fundamental que a formação continue aqui, houve esse bom senso e cuidado, e daí que, eles concordaram que eu continuasse a coordenar os escalões de formação na Covilhã e também, a modalidade na AAUBI, até porque, dentro de dois anos, vamos ter aqui na Covilhã, o campeonato europeu universitário”. Em jeito de conclusão, João Silva deixa uma mensagem. “Da minha parte, e quem me conhece, sabe que, independentemente do clube onde estiver a trabalhar, dou o máximo de mim, com muito profissionalismo e ambição, neste caso, no Albicastrense. Quanto ao Oriental, cá estarei para continuar a ajudar o clube a crescer a partir de setembro, para que, a médio prazo, possa voltar a ter seniores”. Finalizou.
Recorde-se que o covilahanense João Silva, é filho de António Silva, ex-treinador de andebol (ACM/ADE) na Covilhã, e ex-presidente da Associação de Andebol de Castelo Branco. O campeonato nacional da segunda divisão começa a 23 de setembro.