Daniel Oliveira Silva, investigador do LabCom – Comunicação e Artes, da Universidade da Beira Interior (UBI) ganhou o Prémio de Melhor Artigo nos 27º Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimédia – AVANCA 2023.
O Prémio Engenheiro Fernando Gonçalves Lavrador distinguiu o investigador ubiano e a sua comunicação “Ressujeitando o cinema: Linn da Quebrada e o ato de criação queer em Bixa Travesty”.
O trabalho reflete como o audiovisual e as suas estratégias estético-narrativas podem contribuir para uma proposta antinormativa de género e sexualidade.
Daniel Oliveira Silva é doutorando em Media Artes na UBI, mestre em cinema pela mesma instituição e formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais, no Brasil.
Em Portugal, colaborou nas equipas de programação dos festivais Porto Femme e CineEco, foi curador do Projeto Short Cutz Covilhã, e atua como tradutor e copywriter para o Curtas Vila do Conde.
Os Encontros Internacionais de Avanca são uma organização anual do Cine-Clube de Avanca e do Município de Estarreja, com o apoio do ICA/Ministério da Cultura, Instituto Português do Desporto e da Juventude, Turismo Centro, Junta de Freguesia e Paróquia de Avanca, Agrupamento de Escolas de Estarreja, para além de várias organizações internacionais e entidades locais.