As seis escolas do concelho do Fundão, Covilhã e Belmonte que participaram na 12ª edição da “Escola Electrão”, recolheram, ao longo do ano, mais de 12 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados.
A iniciativa da Associação de Gestão de Resíduos decorreu entre setembro de 2022 e junho de 2023, e conseguiu envolver seis estabelecimentos escolares dos concelhos do Fundão, Covilhã e Belmonte.
Entre a escola básica de Silvares e da Serra da Gardunha; a escola básica de São Domingos, a Secundária Quinta das Palmeiras e a Campos Melo e ainda a escola básica e secundária Pedro Álvares Cabral, foram recolhidas, ao todo, 12,469 toneladas de equipamentos elétricos usados; 256 quilos de lâmpadas e 96 quilos de pilhas.
Os estabelecimentos de ensino participantes recebem pontos em função das quantidades recolhidas e que, depois, são convertidos em cheque-prenda.
Assim, a escola secundária Quinta das Palmeiras recebeu um prémio no valor de 600 euros, enquanto ambos os estabelecimentos do concelho do Fundão receberam 150 euros cada. Já a escola básica de São Domingos, em Cantar-Galo e a secundária Campos de Melo, receberam 75 euros cada.
A nível nacional foi possível recolher mais de 300 toneladas de equipamentos, pilhas e lâmpadas, tendo sido premiadas um total de 177 escolas.
Ao longo de 12 edições, a campanha “Eletrão” já permitiu a recolha de mais de seis mil toneladas de resíduos nas escolas aderentes.