No âmbito do projeto “O Santo da Minha Aldeia”, o Museu de Arte Sacra da Covilhã tem em exibição, até dia 30 de agosto, uma escultura de São Domingos, proveniente da capela com a mesma invocação na freguesia de Vila do Carvalho.
A peça, atualmente instalada no Museu de Arte Sacra, é uma escultura setecentista que foi restaurada recentemente, mas que mantém algumas das suas características barrocas originais.
Com olhos de vidro, o santo apresenta-se de frente, envergando o hábito da Ordem Dominicana por ele fundada. Uma túnica talar branca e um escapulário da mesma cor. Um manto negro com motivos fitomórficos dourados, capa e capuz também de cor negra.
Aos pés surge o principal atributo, um cão, animal que normalmente tem uma tocha ardente na boca, reporta-se ao sonho que a mãe de São Domingos teve quando se encontrava grávida.
O culto de São Domingos mantém-se no local onde existe a atual capela da Vila do Carvalho, “pelo menos desde 1320”, revela a autarquia covilhanense em nota.
A escultura de São Domingos pode ser vista no Museu de Arte Sacra até dia 30 de agosto, durante o horário de funcionamento daquela estrutura.
O projeto “O Santo da Minha Aldeia” visa extravasar o espaço expositivo dando a conhecer um acervo histórico e artístico depositado quase sempre em pequenas ermidas, através da exposição periódica de diferentes peças religiosas.