O Município de Castelo Branco arrancou, no passado dia 9 de agosto, com o projeto de recolha de bioresíduos, RecolhaBio, através de ações de sensibilização porta a porta a grandes produtores na cidade de Castelo Branco e na vila de Alcains. Esta quarta-feira, 16 de agosto, começa o serviço de recolha seletiva nos estabelecimentos aderentes.
A Câmara Municipal de Castelo Branco refere, em comunicado, que “a campanha de comunicação e sensibilização” decorreu entre os dias 9 e 12 de agosto, com mais uma data, 8 de setembro, agendada para os estabelecimentos escolares.
Entretanto o município já realizou visitas presenciais a cantinas, restaurantes e mercados, onde lhes é prestada informação sobre o projeto e o funcionamento do seu sistema de recolha, gratuito.
A autarquia esclarece que “os estabelecimentos aderentes recebem gratuitamente um contentor de 120 litros”, usado exclusivamente para deposição de resíduos alimentares. “Sobras de preparação de refeições, cascas de fruta, carne, peixe, ovos, restos de pão, borras de café, saquetas de chá”, são alguns exemplos. O contentor é depois recolhido diariamente pelos serviços municipais.
Este serviço de recolhe seletiva porta-a-porta que, nesta primeira fase, abrange os grandes produtores de Castelo Branco e Alcains, arranca já esta quarta-feira, 16 de agosto. Posteriormente, irá estender-se aos clientes domésticos.
Para o município, é “mais um passo importante para a sustentabilidade ambiental e economia circular do concelho”.