A Extensão de Saúde da freguesia de Caria, concelho de Belmonte, a partir de sexta-feira, 1 de setembro, passa a funcionar com dois médicos à terça-feira e um à quinta-feira. É a decisão do ACES Cova da Beira, depois de ter sido aprovada a mobilidade do clínico que prestava serviços naquele polo de saúde.
A Câmara Municipal de Belmonte já tinha avançado, a semana passada que “o médico colocado na Extensão de Saúde de Caria estaria de saída”. Esta segunda-feira, 28 de agosto, o ACES – Agrupamento de Centros de Saúde da Cova da Beira vem confirmar que a mobilidade do médico João Santos para o Centro de Saúde da Covilhã “foi autorizada superiormente e terá início no próximo dia 1 de setembro”.
Face ao constrangimento, acrescendo o facto de que também a enfermeira ali colocada se mantém “de baixa prolongada” e a sede do centro de saúde de Belmonte não ter médico atribuído a “cerca de 1500 utentes”, a autoridade de saúde disponibilizou três médicos para assegurar os “serviços mínimos” às terças e quintas-feiras de manhã.
O ACES Cova da Beira refere ainda que estes serviços mínimos “são idênticos aos prestados aos utentes sem médico de família inscritos na sede do Centro de Saúde de Belmonte”, sendo os mesmos definidos pelas Unidades de Cuidados Primários em todo o país.
Este é um cenário que vai manter-se em vigor “até ser colocado um médico em exclusivo nesta extensão de saúde”, refere o município num comunicado feito às populações, garantido “os melhores cuidados de saúde à população de Caria”.