No âmbito do projeto ARTS 4 People and Earth, a ARS-ID promove, no próximo dia 15 de setembro, uma “Caminhada geológica-artística” pela rota das gravuras rupestres na zona do Cabeço do Pião, no Fundão.
Com um total de 10 quilómetros, a caminhada é orientada pelo geólogo David Freire-Lista e pela artista Paula König. O objetivo é “criar um espaço de encontro para uma conversa geológico-artística”, através de um percurso de 3 a 4 horas ao longo do rio Zêzere, passando por espaços mineiros abandonados e gravuras rupestres.
Durante o Caminho do Xisto da Barroca – Rota das gravuras rupestres vão ser utilizados “materiais da terra” para “experiências artístico-geológicas como a pintura com pigmentos naturais”.
Para a ARS-ID esta abordagem afigura-se como uma ferramenta para “despertar a curiosidade e reformular a maneira como pensamos sobre nós próprios no tempo”.
A caminhada tem lugar na sexta-feira, 15 de setembro, com partida agendada para as 9 horas no Campus Mineiro, no Cabeço do Pião, concelho do Fundão. A atividade é gratuita, sendo que no final, o almoço é oferecido aos participantes.
A organização avança ainda que, “dependendo da procura, o alojamento no local pode ser providenciado gratuitamente” do dia 14 para o dia 15 de setembro.
A “Caminhada geológica-artística” é promovida pela ARS-ID, em parceria com o município do Fundão.