A universidade da Beira Interior, através dos serviços de acção social, vai ter disponíveis um conjunto de instrumentos para apoiar os alunos que ingressam naquela instituição em ensino superior. Em comunicado a UBI refere que esta área “tem merecido um especial cuidado, fruto das necessidades crescentes da procura de alojamento a custos controlados por parte de alunos deslocados e de outros membros da academia”.
Na área do alojamento está disponível uma rede de sete residências universitárias, apartamentos e suites para alojar os estudantes deslocados, matriculados na universidade da Beira Interior, preferencialmente bolseiros, e que podem desde já formalizar a sua candidatura. Também a rede de cantinas vai estar a funcionar com o fornecimento de refeições a todos os membros da comunidade académica.
De acordo com o reitor da instituição, Mário Raposo, “a atenção aos aspectos sociais nunca é demasiada, e o modo como a UBI acolhe os seus estudantes é fundamental para que possam concluir os seus cursos, nestes tempos de enormes dificuldades que se fazem sentir.”
Com o objetivo de ajudar a superar as dificuldades económico-financeiras, sociais e de integração, a universidade da Beira Interior dispõe ainda de um conjunto de instrumentos destinados a identificar e encaminhar os estudantes na procura de soluções para os seus problemas, entre os quais o fundo de apoio social, o programa “Ser Solidário”, bolsas de diversa natureza, apoio médico e desportivo e também um gabinete de apoio psicológico.