O cineclube da CISMA – Associação Cultural celebra, este mês de setembro, um ano de atividade regular. Ao longo deste período, já foram exibidos na Covilhã 52 filmes de mais de 12 países diferentes, em quase 50 sessões de cinema promovidas pela CISMA.
Desde setembro de 2022 que o cineclube exibe com regularidade semanal sessões de cinema para a comunidade associativa da CISMA. Comunidade, refere a associação, “que tem vindo a crescer em parte devido a esta atividade”.
Entre longas e curtas-metragens, ficção e documentário, foram exibidos ao longo do último ano, um total de 52 filmes.
Para além das sessões regulares às segundas-feiras, o cineclube associativo tem promovido outras atividades, em colaboração com diferentes entidades.
Em abril, a associação abriu portas aos estudantes da UBI no curso de Cinema para exibirem os seus trabalhos académicos. No mesmo mês, juntou-se à celebração da edição 4000 do Jornal do Fundão, com duas sessões na Banda da Covilhã “que superaram” as expetativas.
Em maio, o cineclube recebeu o coletivo Covilhã a Marchar, numa celebração e reflexão sobre a comunidade LGBT+ e em agosto realizou-se a primeira sessão de cinema ao ar livre, com uma adesão que chegou às 100 pessoas.
Tudo isto somado, 52 filmes em quase 50 sessões, de mais de 12 países diferentes, dos quatro cantos do mundo.
A CISMA é uma associação cultural de jovens sem fins lucrativos, fundada em 2021 na Covilhã, que através do cinema e de outras iniciativas artísticas e culturais pretende promover e dinamizar “a paisagem cultural covilhanense”.