Entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro, a GNR da Guarda e de Gouveia deteve 25 pessoas por tráfico de droga, condução sob influência de álcool, posse de armas proibidas e desobediência nos concelhos de Seia e Guarda.
As detenções foram feitas na sequência de diversas operações especiais de prevenção criminal. Os militares da Guarda efetuaram abordagens a diversas viaturas, culminando na detenção de 16 homens e nove mulheres. Do total das detenções, 19 foram por tráfico de estupefacientes, quatro por condução sob influêncial de álcool, uma por posse de armas proibidas e uma por desobediência qualificada.
No decorrer da operação foram apreendidos “um aerossol de defesa, quatro balanças de precisão, 120 sacos, 160 euros em monetário, 230 doses de haxixe, 310 doses de liamba, 367 doses de cocaína, 80 doses de MDMA, 381 doses de cetamina, 103,79 gramas de cogumelos alucinogénios; 15 cogumelos alucinogénios; nove doses de anfetaminas; 50 selos de LSD; um frasco de LSD em líquido; 24 comprimidos de ecstasy; 40 frascos com haxixe; diversos produtos e artigos à base de cannabis”.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial da Guarda e de Seia.
No decorrer das operações, foram ainda elaborados 34 autos de contraordenação para a Comissão da Dissuasão da Toxicodependência (CDT).